sábado, 8 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE AMOR E RELACIONAMENTOS

DIA DOS NAMORADOS
-Reflexões sobre amor e relacionamentos_

Não existem receitas prontas e acabadas sobre a vida e o amor.
Na vida não podem vigorar conceitos prontos e acabados, nem o reino das impossibilidades, pois os seres humanos têm algo que os diferencia de outros seres vivos: sabemos que sabemos, temos consciência reflexiva, vontade, e tomamos decisões, a qualquer momento.
Não somos seres geográficos ou instintivos, somos seres culturais, que se modificam e evoluem a partir do conhecimento, do saber, das analises, e das correlações.
E dos contextos.
Dessa forma, mesmo que as vezes possa parecer incomodo e trabalhoso, a vida sempre pode melhorar, se nos dispusermos a levar em conta o aprendizado, que a própria vida nos oferece.
Sempre podemos nos apropriar de tudo que observamos, para meditar como as pessoas se relacionam com amores, namoros, parceiros, namoridos e namoradas.
Se estão em sintonia no conjunto, ou procurando a sintonia, pois não é correto as pessoas se colocarem em posições prontas e acabadas, e dizerem às outras: vinde a mim, eu estou aqui, eu sou assim, etc.
Falar, afirmar conceitos de vida é a atitude mais fácil, mas também pode ser a mais aprisionante.
A vida é algo dinâmico, evolutivo, flexível, e o diálogo e crescimento conjunto são essenciais para chegar ao que se aproxime da felicidade.
Pessoas impositivas, pela agressividade, chantagem, ou vitimização, não usam a franqueza e a abertura, dois comportamentos mais saudáveis, que ajudam na elaboração de relacionamentos equilibrados, e mais duradouros.
Quem ama pede, discute, sugere, critica, mas não para nisso, não se omite com a tristeza do outro, nem se realiza com a sua aparente vitória conceitual sobre determinado ponto.
Quem ama constrói, empurra, quer a evolução conjunta, a renovação, a descoberta de novos limites e patamares, pois a vida é ilimitada, e a cada dia surgem dez mundos à nossa porta.
Só precisamos é de apoio mútuo, todos, e de percorrer juntos os caminhos, fáceis, difíceis, bonitos, menos bonitos, que possam surgir à nossa frente.
Nada é imutável nessa vida, tudo sempre pode melhorar, evoluir, se superar.
Mas temos que acreditar nisso, pois a imposição permanente de comportamentos pode gerar desconforto, frustração, tristeza e impossibilidades.
Não devemos, nem podemos, nos conformar com as incompletudes, pois apesar de parecerem, às vezes, muito cômodas, elas sempre estarão lá para nos lembrar que as poderíamos ter vencido, e buscado os complementos que a vida nos disponibiliza.

"Não podemos direcionar o vento, mas podemos ajustas nossas velas".

Feliz dia dos namorados, a todos que amam, que são amados, ou que esperam amar ou ser amados.
 
 
 
 

Nenhum comentário: