domingo, 23 de junho de 2013

PAUTA PARA UM AGENDA DE TRANSFORMAÇÕES PARA O BRASIL

NASCE UM NOVO BRASIL - II - UMA PROPOSTA DE PAUTA PARA IMPLANTAR ALGUMAS INOVAÇÕES PRIORITÁRIAS

Objetivamente, sugiro que elaboremos uma pauta focada nas situações que afligem nossa população, para que o processo de mudança seja implantado logo em nosso país.
Sempre se fala, e constata, que a educação não recebe a devida prioridade pelos governantes e políticos.
A segurança vai mal, e grandes níveis de injustiça e de desigualdade social jogam nossa sociedade numa situação de muita violência, e as polícias, mal pagas e equipadas, ficam se colocando em perigo, para proteger a vida da população.
A corrupção desvia muito dinheiro das áreas que deveriam ser priorizadas, e as jogadas legislativas ainda consomem valores elevados, por meio de negociações com os executivos, para que as "bases" sejam irrigadas com favores, obras, e outros benefícios, que só atendem os interesses pontuais dos legisladores, mas não oferecem soluções para as demandas legítimas e pertinentes da cidadania.
A saúde, sucateada e pouco valorizada, necessita de alocação de recursos e de maior competência em sua gestão.
Dessa forma, proponho alguns pontos a serem avaliados, e amplamente discutidos, visando se construir uma pauta nacional, para que os governos, e poderes legislativos, possam começar uma "faxina" no entulho autoritário que domina as gestões públicas, e que se refaça a postura diante daquilo que é, efetivamente, prioritário para a nação brasileira.
Na educação, refazer a tabela salarial, colocando o salário dos professores na mesma ordem de grandeza dos senadores, deputados federais e ministros. Dessa maneira o país terá revolução na educação, pois essa área vital para a construção de bases sólidas de uma nova realidade, passará a ter uma valorização efetiva, e coerente.
Ou sobem os salários dos professores, ou baixam os salários e outros ganhos dos legisladores, que passarão a viver a realidade que a educação vivencia em sua rotina.
Na saúde, em vez de trazer médicos do exterior, criar uma carreira, a exemplo da que existe para promotores, juízes, policiais, bancários, militares, servidores da receita federal, procuradores e muitos outros, que seja bem paga, com quadro de carreira, e condições de moradia e exercício da profissão de forma digna, e o problema estará resolvido, com o pessoal da área médica com todos os estímulos para se deslocar para as menores cidades brasileiras, atendendo da melhor forma nossos cidadãos e suas famílias.
Na área policial e de agentes penitenciários, a política salarial das forças armadas deverá ser utilizada integralmente. Se as forças militares são bem reconhecidas em sua missão de protegerem o Brasil de eventuais invasões, ou ações de fronteiras, e outras, nossos policiais civis e militares, vivem o enfrentamento da violência todos os dias, recebendo salários indignos para o risco de vida que correm.
Os salários do pessoal de saúde, em todos os níveis deverão seguir a mesma tabela salarial da área de educação e as diárias do SUS precisam ser reajustadas.
Enquanto a correção não ocorrer, todos os governantes, legisladores, cargos comissionados, municipais, estaduais e federais, deverão, obrigatoriamente, ser atendidos nos serviços públicos de saúde, não podendo recorrer a planos de saúde privados.
É impossível que a realidade dos hospitais públicos e demais serviços dessa área, sejam conhecidos pelos dirigentes do país, enquanto todos os seus dodóis forem tratados em caríssimos hospitais, no Brasil e no exterior, com tudo pago pelo dinheiro dos contribuintes.
Ficam também proibidos os transportes aéreos com dinheiro público para combustível, ou aluguéis de aeronaves, para deslocar governantes ou legisladores, ou qualquer outro servidor comissionado. Todos esses serão obrigados a utilizar o transporte existente, e igual, para todos os cidadãos brasileiros.
O mesmo se aplica nas cidades, com respeito a automóveis pagos com recursos de impostos e utilizados para levar e trazer servidores de suas casas.
Os crimes de corrupção deverão ser imediatamente enquadrados como hediondos, para que as punições sejam as mais severas existentes em nossa legislação penal.
A mesma legislação deverá incluir a completa, total e reajustada, devolução aos cofres públicos, de todos os valores roubados pelos corruptos, que sejam condenados e aprisionados.
E, falando em criminosos, que o STF agilize sua proclamação e que os corruptos já condenados pelos crimes cometido no vergonhoso caso do malfadado "mensalão", sejam logo encaminhados para seus respectivos xilindrós, para que o exemplo comece a educar a ação de todos aqueles que são eleitos ou nomeados para o serviço público.
Outro ponto importante é a redução drástica desses milhares de cargos comissionados, em todos os níveis de governo, pois o custo dessas nomeações tira dinheiro da educação, da segurança e da saúde.
Os cargos de assessoria deverão ser preenchidos pelos servidores de carreira, concursados, que são plenamente capacitados para apoiar e assessorar os dirigentes eleitos, ou nomeados.
Estes são alguns pontos, que proponho para começarmos a elaborar a lista de prioridades de mudança, para que não se protele mais as modificações essenciais que precisam ser feitas em nosso país.
Fim do foro privilegiado e não aprovação da PEC37, já foram duas novas sugestões recebidas.
Mais sugestões???
 

Nenhum comentário: