segunda-feira, 1 de julho de 2013

PLEBISCITO NO BRASIL?

PLEBISCITO

Repentinamente, o governo do Brasil começa a falar de um plebiscito.
Qual a razão, qual o motivo, qual a intenção?
O Poder Legislativo Federal, Câmara + Senado, já demonstrou que estava completamente omisso, afastado das reais reivindicações da Cidadania Ativa do Brasil, imerso em seus próprios interesses corporativos, menores, e sem repercutir o que a sociedade brasileira pedia.
Tanto é verdade, que, rapidamente, foram votados vários projetos de lei que adormeciam no Congresso, há muito tempo.
Já foram aprovados muitos tópicos, que fazem parte das recentes reivindicações nacionais.
O que comprova que ocorria, na real, um afastamento enorme, dos partidos políticos, por não representar as necessidades de mudanças já requeridas pela sociedade brasileira.
Os partidos políticos no Brasil, via de regra, se transformaram em grupos de interesses pessoais, de trocas e negociações de favores menores, deixando que a sociedade brasileira só fosse escutada, sazonalmente, nos momentos de eleições, pois os partidos necessitam do voto democrático.
Mas logo o esquecem, voltando-se a negociar com grupos econômicos, e empreiteiras, a ocupação de espaços em ministérios, e empresas estatais, empregos para seus apaniguados, e interesses outros.
O tema de uma consulta plebiscitária merece muita atenção da Cidadania Ativa, pois pode servir para desviar atenções das reais demandas, legítimas e pertinentes, do momento por que passa o Brasil.
É importante, antes de mais nada, que se avalie muito bem quais os temas que farão parte, ou motivarão a consulta, para checar se só podem ser aprovados nessa modalidade, ou se sua aprovação pode ser feita pelo poder legislativo, por projeto de lei, ou por proposta de emenda constitucional, instrumentos objetivos para satisfação de demandas efetivas, e pertinentes, dos eleitores, e contribuintes brasileiros.
Olho vivo, cautela, e caldo de galinha, nunca são demais!!!
O preço da liberdade é a eterna vigilância!!!
 
 
 

Nenhum comentário: