sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

LANCE ARMSTRONG

 
Lance Edward Armstrong é um ex-ciclista norte-americano.
Foi vencedor de muitos circuitos ciclisticos mundiais, ao ponto de virar mito esportivo.
Em 2012 ele foi banido eternamente e desclassificado de todos seus resultados obtidos desde agosto de 1998, pelo uso e distribuição de dopagem bioquímica.
Uma lástima!
Mas o episódio serviu para mostrar ao mundo o lixo em que se transformou o meio desse esporte, pois Lance Armstrong, em uma entrevista à famosa Oprah, na tv americana, entregou toda a rede de uso de artifícios para dopar atletas e alterar resultados de competições.
Junto com ele devem cair muitos médicos, muitos laboratórios, muitas pessoas, que traficaram drogas e potencializadores, ilegalmente usados para conquistar vitórias falsas.
Os circuitos ciclísticos mais famosos serão abalados por essas revelações.
Afinal, tudo será posto em dúvida, todos os resultados obtidos, pois ainda não se tem idéia de quantos campeonatos foram vencidos por atletas dopados, de quantos exames antidoping foram falseados para que pudessem ser beneficiados os usuários das substâncias ilegais.
A saúde desses atletas, que usaram dopagem, correu sérios riscos, pois procedimentos de retirada do próprio sangue, e a sua reinjeção em seus orgasnismos, eram feitos sem qualquer condição de higiene, sem qualquer cuidado maior, em plena beirada das estradas onde ocorriam as proves.
O número de comparsas e cúmplices dessas práticas criminiosas deve ser bem expressivo, pois a rede de obtenção, transporte e entrega das substâncias dopantes envolve muito dinheiro.
Ainda mais se observarmos a variedade de países onde ocorreram as principais provas dos circuitos mundiais, na maioria vencidos por Lance Armstrong.
Bem além do caso de polícia, que deverá se transformar essa investigação, em grande número de países, o maior prejuizo deixado por essa estúpida vontade de vencer a qualque preço, será, sem dúvida, o rombo moral, a horrenda referência deixada para algumas gerações, que passaram a adorar o esporte, e sua prática, graças ao exemplo de Lance Armstrong.
Tudo isso cai por terra, a máscara retirada deixa ver seres humanos mesquinhos, egoistas, pensando em enganar competidores, outros atletas, para ganhar fama, muito dinheiro, com a mentira e com a manipulação.
Felizmente tudo vem à tona, toda a verdade está aparecendo, e a apologia da vitória, mesmo com o uso de drogas e substâncias ilegais,  vai servir de parâmetro e exemplo para outros jovens não se entregarem ao uso de produtos, que possam produzir falsos resultados, construidos sobre mentiras e falsidades.
 

Nenhum comentário: