segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

INCÊNDIO E MORTES EM SANTA MARIA

 
 
DOR

É quase impossível emitir uma manifestação diante da amplitude da tragédia, que ocorreu em Santa Maria.
Muitas vidas se perderam, num momento que era de festa e lazer. Ou que deveria ser.
Jovens sairam de casa para se divertir e retornaram em caixões de madeira para ser enterrados.
O pragmatismo da morte, a dura realidade das perdas, o despertar neste novo dia com a certeza de que nada mais pode ser feito, deverá ser o grande sofrimento de familiares e amigos dos que se foram.
Além dessa fase de transe e da separação, o estresse pós-traumático poderá assediar grande numero dos sobreviventes, e contaminar grupos de amigos e familiares.
A cidade de Santa Matia não será mais a mesma depois desse acontecimento sombrio.
Podemos dar todo o apoio, acolher a quem sofre essa dor única de pais perderem filhos, invertendo o ciclo natural da vida, mas somos obrigados a refletir sobre o ocorrido, para tentar salvar outras vidas, e construir uma cultura de prevenção, para que essas tragédias, de certa forma anunciadas, não voltem a se repetir.
Já se sabe, a esta altura, que a casa noturna que incendiou e matou tantos, estava com total irregularidade nas medidas de proteção contra incêndios, e que sua obra era uma verdadeira arapuca, com uma única entrada/saida e sem os recursos necessários para proteger vidas e combater acidentes.
Mas a visão puramente burocrática dos poderes públicos pode colaborar, pela omissão e falta da noção e perigo, para que mais mortes se repitam.
Por todo o país é notória a falta completa de medidas punitivas e coercitivas para que essas casas de diversões funcionem impunemente.
Qualquer local, mesmo sem as mínimas condições é adaptado e grandes festas e ajuntamentos humanos são feitos sem qualquer preocupação com a segurança dos frequentadores.
Ou o poder público, em todos os seus níveis, assume seu papel educador, e preventivo, ou ainda iremos chorar muitas vidas perdidas.
Quantos ainda morrerão, quantas famílias terão que ficar enlutadas, quanta dor deverá ocorrer, até que essas atitudes criminosas, que só visam o lucro e o ganho fácil, sejam combatidas, punidas, prevenidas e sanadas?
Muita luz e paz aos que sobreviveram e toda a força e apoio aos familiares que lamentam suas perdas, inestimáveis!

Nenhum comentário: