quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A FIFA MERECE O AGRADECIMENTO DOS CIDADÃOS DE FLORIANÓPOLIS!!!



Sinceramente, nunca imaginei que a cidade pudesse dever tanto reconhecimento à FIFA.
Em dois dias de "padrão Fifa" foi possível ter uma ideia do nível de cidadania que é viável para a nossa capital.
Estradas bem guarnecidas, sinalização horizontal reforçada, policiais municipais, estaduais e federais circulando numa quantidade de veículos, e rondas, que até chegamos a nos sentir efetivamente protegidos.
Veículos de Bombeiros, com esquema de atendimento à saúde, navios para proteger as costas da Ilha, carros blindados com soldados portando armamento pesado, batedores e segurança ostensiva em muitas ruas, limpeza e pintura de muitos logradouros públicos, que normalmente ficam esquecidos das autoridades, enfim, tivemos dois dias de uma degustação, que prova que basta as autoridade quererem, terem vontade política, determinação, e a situação de nossas cidades, e país, pode ficar bem mais adequada ao cidadão, esse ser tão esquecido pelos dirigentes públicos.

Interessante um detalhe: o "estado" Fifa reúne 212 países, das mais diferentes culturas, idiomas, religiões, ideologias, e em todos eles o padrão é seguido à risca.
A ONU, o "governo supranacional", criado após a segunda guerra mundial, reúne 192 países, que vivem guerreando, com diferenças abissais, e uma dificuldade imensa de manter regras de convívio civilizado, interna e externamente.
Será o "milagre" do futebol?

Bem além dessa observação, agora à noite, ao retornar para a minha residência, em Jurerê, já se quebrou a bolha de irrealidade e encantamento com a qual, nessas 48 horas, a minha sede de cidadania tinha envolvido meu estado consciente.
Ao descer do carro, para abrir a garagem, vi três vidros de carros quebrados, na calçada, prova de que alguns turistas tiveram seus carros arrombados por meliantes, mais uma vez, que têm atuado todo o verão nesta região. 

E em plena Jurerê, badalado balneário, ao qual acorrem os pobres turistas atraídos por nenhuma estrutura, muita propaganda enganosa, e preços de assalto à mão desarmada.
Dizem-se "cuidadores de carros", acampam nas ruas e calçadas, com cadeiras, mochilas, e muita imundície espalhada, chegando a dormir no chão, ocupando toda a extensão dos passeios públicos, obrigando os transeuntes a desviar de seus corpos, e nunca foram impedidos pelas polícias, que nem lhes solicitam documentos, ou pela Guarda Municipal, que teria a obrigação de pedir um eventual Alvará Municipal, já que se dizem "prestadores de serviços".
E os cidadãos de Floripa ficam à mercê dessa situação de abandono, de violência potencial, verdadeiros reféns das imposições desses marginais, mesmo pagando todos os impostos, nos valores expressivos com que são cobrados.

E, assim, quebra-se o encanto do "Padrão Fifa", que por algumas horas nos deixou ver alguns milagres ocorridos, e todos pagos por nós, com nossos dinheiros de impostos, que, lamentavelmente, só são aplicados quando alguns "visitantes ilustres" nos dão o ar das suas graças, e que acabam ressaltando as nossas desgraças...



Nenhum comentário: