segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL


Nesta época do ano poderíamos estar fazendo uma reflexão sobre o sentido desta data.   
Evoco três diferentes personalidades para simbolizar os sentimentos de bondade, generosidade, solidariedade, e promoção do bem.
Jesus Cristo, como exemplo de pessoa que revolucionou uma época, que ofereceu sua vida à pregação por um mundo melhor e que gerou crenças e comportamentos, que são observados, e seguidos, até hoje.
E o evoco homenageando todas as crenças religiosas, todos os Deuses, todas as correntes espirituais.
Irmã Dulce, essa digna brasileira, que dedicou sua vida ao exercício da bondade.
E o Papa Francisco, esse exemplo de liderança servidora mundial, que a cada dia comprova sua devoção à causa da justiça, da verdade, da simplicidade e da entrega de sua vida ao bem.
Não é difícil imaginar que o sentimento de Natal pudesse ser praticado todos os dias, de todos os meses, de todos os anos, pois praticar o bem, exercitar a solidariedade, e disseminar a bondade em nossos atos diários, com certeza, ajudaria a que se tivesse um mundo melhor.
A cegueira do egoísmo que atinge grande número de pessoas e a paixão egocêntrica, que consome outra grande parte, estão dirigindo as ações humanas para visões e práticas puramente comerciais, de consumo voraz e intensivo, como se o significado do Natal fosse somente o aspecto comercial da compra e troca de presentes e bens materiais.
A celebração da data natalina, com alguns objetos representativos da alegria despertada, não deveria substituir a reflexão sobre o mundo que recebemos, e qual o mundo que deixaremos, como legado, para os que nos sucederem.
Desejo a todas as amigas e amigos que os momentos desta fase do calendário anual nos permitam, nos motivem, e nos embalem, para que se promova a luz e a paz entre todas as pessoas, induzindo para que se planeje um novo ano de 2015 com os olhos voltados para todos, e com a alma exultante por podermos nos dar as mãos e orarmos juntos pela graça de estarmos vivos e de podermos ajudar a construir um mundo em que as atividades visem a felicidade, a justiça, a verdade.
Que em 2015 possamos superar a mentira, a corrupção, os maus sentimentos, que obnubilam a alma humana, enganam os sentidos, e empobrecem a possibilidade de nos tornarmos um pouco melhores.

Que os belos exemplos de Jesus Cristo, da Irmã Dulce, e do Papa Francisco nos iluminem, dirijam nossos rumos, e nos permitam a busca por sentimentos nobres e puros.

Nenhum comentário: