quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ÁGUA - O RISCO DO SONO PLÁCIDO


Boa parte da população de nossa sociedade continua com sua vida rotineira. Mal lendo algumas manchetes de jornais, indo direto às paginas de moda e colunas sociais, dourando sua concha, na qual se blindam do mundo real.
Como em algumas histórias infantis, e algumas lendas, foram levados a um sono profundo, por algum efeito mágico. 
Enquanto isso, mais de 1.000 cidades brasileiras sofrem a falta d'água.
O regime de chuvas está alterado pelo intensivo desmatamento da Amazônia. As cidades de nosso país já hospedam 80% da população do Brasil. 
Houve um processo de verticalização, que aumenta a demanda e o consumo do líquido essencial à vida, e as fontes de suprimento estão
se esgotando.
O desmatamento das margens dos rios, córregos d'água e em torno das nascentes, já obriga a obras caríssimas, para que se possa trazer água de lugares cada vez mais distantes.
Se o processo continuar nesse ritmo em que estamos, a curtíssimo prazo viveremos grandes diásporas em busca da água, e nosso país corre o risco de uma profunda desorganização, por ausência de providências adequadas por parte das "autoridades", e pela alienada distância do problema real, a que nos auto condenamos, por pensar que esse tema é de "responsabilidade", de grandes irresponsáveis, que deveriam estar protegendo nossas matas, o pouco que sobra de florestas, e planejando, seriamente, o futuro de nossa sociedade.
Estudar o assunto, denunciar as omissões de quem deveria estar comprometido com a questão, articular grupos de cidadania, propor novas soluções, pesquisar alternativas, são algumas possibilidades, que se apresentam aos cidadãos, para que não se fique aguardando por algo, que não está sendo providenciado, por quem deveria.
É claro que se pode ficar dormindo em berço esplêndido, longe das ansiedades pela busca de soluções e encaminhamentos.

Mas corre-se o risco de, quando se despertar desse sono aparentemente tranquilo e reparador, encontre-se uma dura realidade de um território árido e assolado pela seca, de cidades e patrimônios completamente sem valor, e ter que empreender desesperada busca por locais, que garantam o precioso líquido, sem o qual se morre!


Nenhum comentário: