quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

BRASIL, PAÍS CORDIAL?


A palavra cordial vem de "cordis", coração.
Mas vejamos alguns dados para uma reflexão sobre a necessidade de uma tomada de consciência para uma mudança, mais do que necessária:
-52.000 homicídios anuais, notificados à polícia (igual número ao total de soldados americanos mortos em 10 anos de guerra do VietNam)
-54.000 estupros notificados à polícia ( são estimados 124.000 estupros anuais, mas as vítimas não notificam por vergonha ou por medo de represálias)
-mais de 1.000 atropelamentos, mensais, por automóveis e motos, de ciclistas, sobre as ciclo-faixas, com vários óbitos registrados.
-milhares de assaltos, mensais, à mão armada, pessoas atingidas por tiros disparados de forma intencional, e acidental.
-enormes volumes apreendidos de armas, munições, e drogas pesadas, que dão entrada no Brasil pelo uso das fronteiras.
-elevada frequência de operações da Polícia Federal (ainda bem) para prisão de corruptos e corruptores, que avançam sobre dinheiros públicos (hoje mesmo, 12.11.2014, uma grande operação da PF, realizada em Florianópolis, já determinou a detenção de várias pessoas ligadas à gestão pública municipal e a apreensão de grande quantidade de documentos)
-Quais as condições determinantes desses comportamentos? o que pode gerar essas atitudes violentas que são perpetradas contra pessoas da mesma sociedade, numa ação coletiva que leva a números de uma verdadeira guerra civil?
-O que estimula e permite que agentes públicos, bem pagos para oferecer bons serviços estatais e governamentais, para os cidadãos que sustentam seus empregos privilegiados, cometam tão elevado número de crimes contra o erário e contra a cidadania brasileira?
-Será chegada a hora de uma reflexão coletiva para que comecemos a ter o país que desejamos, e a sociedade que merecemos?

-Quais os passos necessários para construir um novo patamar social, ético e justo, que comporte uma convivência profícua e respeitosa, que leve a um estágio avançado, e mais qualificado, de cidadania?


Nenhum comentário: