segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS NO MARKETING


Divulgo o anúncio do site da ADVB-SC sobre o curso que ministrarei em outubro.
Vou abordar aspectos mais éticos e estratégicos, pois nosso século XXI será marcado por processos de substituição das escalas de produção, e consumo, que caracterizaram a vida no planeta Terra, na escalada construída no século XX.
Nosso terceiro milênio terá que ser marcado sob o signo da preservação humana e ambiental, pois o processo extrativo, na velocidade que continua, levará nosso planeta à exaustão de matérias primas, e um novo olhar terá que ser erigido, com urgência, para que possamos garantir e vida, e sua preservação.
E os hábitos de consumo voraz terão que ser reciclados para o consumo possível, com a substituição de estímulo e percepção das potencialidades de consumo, o que gerará novas posturas cidadãs diante das tradicionais, e muito aceitas, formas de produzir e consumir, principalmente, os bens de consumo tangíveis.
Capacitação ADVB-SCCursos passadosHome » Capacitação » As Implicações Éticas no MarketingInformações
As Implicações Éticas no Marketing
Público alvo:Empresários, empreendedores, profissionais de empresas públicas e privadas, profissionais liberais e autônomos, estudantes que atuam ou pretendem atuar na área de marketing e/ou vendas e queiram atualizar ou ampliar seus conhecimentos.
Facilitador:Danilo Cunha
Mini curriculo:É consultor em Gestão e Desenvolvimento Humano: promove cursos, seminários e Palestras em programas de educação corporativa e para a cidadania. Desempenhou funções privadas e públicas em diversos níveis: Secretário de Estado de Planejamento, Secretário-Chefe da Casa Civil, Secretário do Governo da PMF, Presidente do CIASC, Presidente do Sapiens Parque, Membro eleito para elaboração do Plano Estadual de Educação, Educador e Diretor da Escola de Governo e Cidadania da UDESC, Educador e Coordenadoir Geral da Escola de Governança e Cidadania Ativa da ACM, Coordenador Geral da Escola Permanente de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães de SC, Diretor da ACIF- Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, Presidente da Coinf - Comissão Estadual de Informática, Diretor da SUCESU-SC, Superintendente da Embratel de SC, Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE SC e Consultor PNUD, Executivo do Escritório da ONU/PNUD em SC.
Conteúdo abordado:1- Ética: Histórico e Conceitos;2- Marketing no século XX: Histórico e Desenvolvimento;3- Abordagem Histórica do século XX diante dos impactos e inovações da sociedade da informação, e da Globalização;4- Comportamento Humano: O Consumo e os mecanismos da tomada de decisões;5- A nova consciência: o Marketing Social e a Postura Ambiental;6- Trabalho em grupos.
Local: AUDITÓRIO DA ADVB-SCRua Pres. Nereu Ramos, 19 2º andar
Observações:O curso acontecerá nos dias 21 de outubro e 25 de outubro.
ADVB/SC

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INCÊNDIO QUÍMICO EM SÃO FRANCISCO DO SUL-SC, UMA NOVA "BOATE KISS"???



Os impactos sócio-ambientais não podem mais ser ignorados pelas autoridades estatais e governamentais, e responsáveis por autorização de instalação de empresas, em âmbitos urbanos das cidades.
Quando acontecem os acidentes, todos os resultados negativos, da poluição, eventuais mortes, feridos, enormes despesas, mais de 200 bombeiros envolvidos, e os custos acabam sempre sendo pagos e cobertos pelos contribuintes, pois tudo é pago com o dinheiro dos impostos.
Quando se concede Alvará para uma industria desse tipo, que pode colocar em risco grande número de vidas humanas, como se permite que uma atividade potencialmente tão perigosa possa se instalar em local no qual não há condição de enfrentar e debelar resultados nefastos para a saúde humana?
O ser humano precisa se conscientizar que tudo aquilo que ele não domina os eventuais resultados, que podem vir a fugir de seu controle, não mais deverá ser permitido.
Se for o caso, distritos industriais para atividades de elevado risco, poluentes, devem ser construídos em locais nos quais não ofereçam riscos para rios, riachos, mares, e outros tipos de contaminação.
Outro aspecto preocupante é que, até agora, não se ouviu qualquer diagnóstico definitivo sobre as potenciais, e residuais doenças e efeitos tardios, que esse acidente poderá deixar de herança para grande número de pessoas, que inalaram essa gigantesca quantidade de fumaça tóxica.
Todo o litoral de SC, dependendo das correntes e ventos, poderá ficar comprometido em sua balneabilidade, pois a quantidade de resíduos, que foram jogados ao ar, e que se espalharam com os ventos, sabe-se lá quais pontos foram atingidos de forma a comprometer plantas, solo, subsolo, plantações, alimentos, animais domésticos, animais para abate, leite através da absorção pelas vacas, enfim, é de uma aleatoriedade muito preocupante tendo em vista a completa estupefação dos servidores, e serviços, públicos, que deveriam saber o que fazer, e como proceder, nesses momentos.
Uma sugestão, mínima, é que a Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, implante uma longa e profunda investigação, para apontar responsáveis, irresponsáveis, quais os riscos verdadeiros e exatos que o acidente gerou, e que se emita um laudo técnico decente, fidedigno, embasado por saberes especializados, para que o Brasil saiba, exatamente, a real extensão desse absurdo acidente, e quais doenças, por efeito cumulativo, e temporalmente distantes do fato, ainda poderão gerar mortes, limitações paras o trabalho, problemas genéticos, mutações de qualquer ordem, e prejuízos materiais, e financeiros, para a sociedade das cidade, de Santa Catarina, e dos demais estados que possam ter sido atingidos por fumaça e emanações.

domingo, 22 de setembro de 2013

UMA "PRIMAVERA" PARA O BRASIL

Mais um roubo de dinheiro público foi descoberto no Brasil.

Mais de 400 milhões de reais foram desviados do Ministério do Trabalho.

Sob o nariz dos gestores públicos daquela pasta, ministro e assessores, essa barbaridade foi perpetrada contra os recursos pagos pelos contribuintes brasileiros.

Uma ONG de fachada servia de escoadouro para o dinheiro, enquanto fornecia notas frias e documentos falsos, para encobrir a roubalheira.

A quadrilha está sendo presa pela polícia Federal e espera-se que os recursos sejam recuperados para os cofres da Nação, triste nação sempre roubada por quem deveria servi-la, e não servir-se dela!!!

-Estará o Brasil condenado, por seu passado clientelista e corrupto, a se eternizar como uma país sem solução para a sua cidadania honesta, que trabalha e recolhe impostos?

-Vencerão os que protegem a corrupção, o jeitinho, o empreguinho público, a negociata mascarada?

-Novas lideranças políticas terão alguma oportunidade nesse quadro geral de burocracia judiciária, de apadrinhamentos disfarçados e de assalto aos cofres públicos?

-Se até lá nada for feito, pelos escalões competentes, sempre restará o uso do voto, em 2014, como arma de renovação.

-Pode-se pensar em um slogan para 2014: 
"Só vote em pessoas novas no quadro político, não jogue fora o seu voto em quem já mostrou o mau uso que faz da confiança dos eleitores".

Flores representam a primavera.

A renovação vem com novas flores, pássaros, folhas novas nas árvores, mais luz e muito sol.

Será que a nova estação nos trará esperanças renovadas, de termos a "primavera brasileira", em termos de mudanças na política nacional, com novas posturas, e pressões, da cidadania ativa de nosso Brasil?

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: CONSULTORIA EM SANTA CATARINA


 
Num mundo de grandes escalas de produção e consumo, o planejamento das atividades privadas, e públicas, passa por alguns pontos essenciais para que se possa manter a convivência adequada com nosso planeta, e evitar exaurir suas reservas naturais, ao mesmo tempo em que se constroem as políticas públicas, que ordenarão as atuações humanas e organizacionais nas próximas décadas.
O século XX foi polarizado por duas linhas conceituais e ideológicas de grande força e influência sobre os comportamentos humanos.
O capitalismo e o socialismo dividiram o mundo, galvanizaram seguidores e simpatizantes, mas não conseguiram oferecer respostas para o futuro da humanidade, nem as possibilidades de continuidade.
Neste terceiro milênio o mundo em que vivemos necessitará construir outras duas linhas conceituais e de ação, o humanismo e o ambientalismo, para que possamos desenvolver o conjunto de ações e comportamentos, que balizarão a vida e a preservação da vida.
Essas duas linhas deverão balizar, e apoiar, as atuações de uma cidadania ativa, na busca de soluções, e substituições, para o processo extrativo avassalador, que o século passado permitiu.
Relacionamos abaixo os 7 campos em que atuamos, e os dados para os contatos necessários.
 
1-Apoio a trabalhos preventivos e planos de resposta a emergências ambientais – organização e reorganização de sistemas de Defesa Civil

Escopo básico: as mudanças socioambientais redefinem os cenários de riscos naturais e tecnológicos nas diferentes regiões. As instituições públicas, privadas e o terceiro setor devem construir bons esquemas de cooperação, baseados em estudos sobre os riscos, capacitação de equipes, capacitação institucional, programas de treinamentos, implantação de planos operativos adequados e manutenção dos mesmos.  Os conflitos entre diversos atores devem ser administrados com base no diálogo, e os sistemas de informação à população são iniciativas estratégicas. Esses são os elementos centrais para uma adequação dos sistemas de Defesa Civil, podendo-se ainda organizar projetos de pesquisa continuada e parceria com a academia.

 2-Apoio a planos locais e regionais de administração ambiental – construção e adequação de sistemas municipais de meio ambiente
Escopo básico: muitos municípios permanecem defasados quanto às possibilidades legais e às responsabilidades constitucionais em relação à governança territorial. Problemas se acumulam e geram custos, enquanto recursos disponíveis e potenciais financiamentos são perdidos por falta de capacitação institucional. O município deixa de exercer poder de decisão sobre as mudanças e os grandes projetos de desenvolvimento. Conflitos entre diferentes ramos econômicos e comunidades tornam-se difíceis de administrar.  Com base na consulta aos grupos da comunidade e lideranças locais, em sintonia com a política geral da administração, pode-se dotar o município de ordenamento legal e sistema administrativo que amplia a capacidade para realizar as políticas que foram objeto de compromissos públicos, melhorando a qualidade ambiental.

3-Apoio a planos Locais e Regionais de Desenvolvimento Sustentável – construção e implantação de Políticas de dinamização econômica com base nos bens ambientais e culturais do lugar
Escopo básico: a questão socioambiental ainda é muito trabalhada pelo ângulo das restrições ao desenvolvimento, por uma série de vícios da política ambiental. Deixa-se de perceber e explorar os potenciais para dinamização de negócios e geração de oportunidades de inclusão social baseados nos usos sustentáveis dos recursos típicos do lugar e da região, bem como em sua nova inserção em circuitos de mercado. Formar equipes para operar planos com a orientação da Sustentabilidade e assessorá-las para explorar as possibilidades de parcerias e financiamentos nesse campo, sugerir estratégias e exemplos de mobilização de esforços comunitários nessa direção, podem abrir todo um novo leque de alternativas para o desenvolvimento local / regional.

4-Negociação dos conflitos socioambientais – construção de processos de Diálogo e parcerias pró Sustentabilidade
Escopo básico: o dia a dia de uma sociedade democrática e diversificada  ocasiona manifestações controversas de interesses imediatos dos diferentes grupos humanos. Projetos de interesse público podem esbarrar em resistências pontuais, enquanto empreendimentos privados de grande dinamismo podem enfrentar conflitos inesperados face às questões locais ou correntes de opinião. Frequentemente, esses fenômenos levam a impasses, questões judiciais e perdas de oportunidade econômica e/ou prazo político. A administração pacífica dos conflitos requer capacitação dos atores envolvidos, construção de estratégias para facilitar a evolução do confronto para a cooperação, e facilitação para a construção das condições de diálogo entre diferentes. 

5-Agenda Ambiental Portuária
Escopo básico: política adotada pela ANTAQ – agência reguladora do transporte aquaviário, e pelo Ministério do Meio Ambiente, a Agenda Ambiental é um programa de gestão participativa em que o porto apresenta às partes interessadas (municípios vizinhos, pescadores, ambientalistas, imprensa, moradores, trabalhadores, etc. ) os problemas ambientais ligados a suas atividades e constrói um calendário de trabalho, validado amplamente. Isso reduz o nível de conflito e traz para o porto o reconhecimento de uma nova postura, abrindo portas inclusive para obtenção de financiamentos e melhorando a entrada no mercado.

6-Planos Locais para as Mudanças Associadas aos Investimentos em Petróleo e Gás
Escopo básico: os investimentos da Petrobras no Pré-Sal promovem importantes mudanças nas cidades das áreas de influência, como é o caso do litoral catarinense. É possível escolher um caminho diferente  da desordem que ocorreu, por exemplo, em Macaé, no Rio de Janeiro, caso o município e a região se preparem para ordenar a transformação, podendo mesmo aspirar a fazer acompanhar a expansão da atividade econômica com a melhoria da qualidade de vida. A construção desse tipo de estratégia, e sua implementação, passam por trabalhos de capacitação institucional, negociação e adoção de melhores práticas de governança territorial, foco de um plano de ação como o que se propõe.

7-Área de Ensino e Capacitação
Escopo básico: a Consultoria Especializada conta com equipe de alto nível técnico, composta por Técnicos e Professores experientes, com especializações em vários setores, doutorado e pós-doutorado, que podem estruturar e ministrar cursos na área acadêmica, em todos os níveis, para empresas, setor governamental, e terceiro setor.

fone: 48- 99096179
consultor.educador@gmail.com

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

UM OUTRO 11 DE SETEMBRO


Um outro 11 de setembro

 

Hoje se completam 40 anos de uma data inesquecível para a América do Sul.
Na capital do Chile, aviões militares bombardearam o Palácio Presidencial chamado de La Moneda, de onde o Presidente eleito daquele país foi retirado, horas depois, morto.
O golpe militar de 1973 derrubou a democracia construída em eleições, impondo uma ditadura cruel, que matou muitos prisioneiros políticos, simplesmente por não concordarem com aquele ataque à Constituição da nação.
O Palácio Presidencial foi bombardeado, ficando em ruínas, o que foi o início de um regime instalado graças ao planejamento e apoio militar, político, econômico, financeiro, do governo dos Estados Unidos-USA.
No Brasil, a “operação Brother Sam”, também arquitetada, e enviada pelos USA, excursão militar, marítima, e aérea, foi preparada para atacar possíveis resistências de brasileiros que não concordassem com o golpe militar de 1964, definido na “casa matriz” de golpes, os USA.

Que triste coincidência!
Em 2001, dois prédios em NY-USA, foram atacados por aviões pilotados por “terroristas”, que atingiram objetivos civis dentro dos USA.
Terão os USA alguma identificação com o 11 de setembro?
Ajudaram a montar o golpe chileno, estimularam os bombardeios realizados em Santiago, e anos mais tarde foram atingidos, também, por aviões.
No Chile, foram utilizados, além dos bombardeios aéreos, a tortura treinada por mestres americanos, o desaparecimento de corpos, e agora se noticia, gás sarin, e toxinas de elevado efeito nefasto para a saúde humana, para eliminar pelo envenenamento a muitos aprisionados pelo regime ditatorial do general Pinochet, boneco colocado, e controlado, pelo governo dos USA.
A história, além de surpreender com essas “coincidências”, ainda serve para desnudar verdades omitidas, distorcidas, manipuladas, mutiladas, também conhecidas como as mentiras contadas pelos “vencedores”.
Assim foi com todos os golpes concebidos, armados e perpetrados pelo poder americano, by USA, contra muitas democracias latino-americanas.
Hoje, 11 de setembro de 2013, lá está o primeiro presidente negro dos USA, traindo todas as expectativas, que criou para se eleger como um alternativo, repete a mesma cantilena que se antecessor, o medíocre George Bush.
Ameaça atacar a Síria com bombardeios aéreos para “castigar” o ditador Assad, por supostos usos de gás sarin contra os “ rebeldes”, que atacam o governo sírio, com algo mais do que bodoques, armamento farto fornecido pelas nações produtoras de armamentos, justamente as mais desenvolvidas do mundo.
Enquanto isso a prisão/centro de torturas, de Guantânamo, sem lei, não foi fechada, conforme Barack Obama tinha prometido, em sua campanha eleitoral, onde esgrimiu o “sonho americano” de justiça, igualdade, novos tempos, e verdade.
Interessante notar com as palavras bombardeio aéreo, gás sarin, tóxicos, fornecimento de armas, tortura, continuam a fazer parte do noticiário sobre os USA, nem sempre a seu favor, mas colocando a nação americana como centro do uso de armas, e métodos, de destruição em massa.
Se contarmos os mortos, assassinados, torturados, desaparecidos, nos conflitos armados pelos USA, chegaremos a números elevadíssimos, que comprometeriam os USA como um poder violento, cruel, que quer manter o poder que tem, a qualquer custo.
Estarão os USA presos a um karma de violência, morte e destruição?
Obama usou a frase “sim, nós podemos” em sua campanha, para gerar uma onda de mudança e esperança no eleitorado americano, amedrontado com as respostas que os “terroristas” do mundo poderiam aplicar sobre o território americano, em retribuição a todo o tipo de agressões e mortes que a violência do poder dos USA lança indiscriminadamente, ao redor do mundo, conforme seus unilaterais interesses.
Agora, OBAMA pode usar a frase “sim, nós podemos”, com alguns novos complementos, tais como:

“Sim, nós podemos: atacar, destruir, matar, torturar, espionar, mentir, subjugar, proteger ditadores, contrabandear armas, enfim, usar o terrorismo de estado para atender aos interesses escusos do complexo industrial/militar dos USA”.

Saudades de outro negro americano, Martin Luther King, que foi morto, fuzilado por um branco, por propor a igualdade e o respeito entre brancos e negros, nos USA, situação da qual OBAMA se aproveitou, pegou carona, para eleger-se como presidente negro.
OBAMA surgiu como um antídoto contra o belicista Bush.
Apenas ilusão, não passa de mais um boneco do poder americano, que se vendeu como algo novo, mas que só entregou serviços ligados à guerra, mortes e destruição.
E medíocre, também!
O que fará OBAMA, na segunda metade de sua vida, que se iniciará quando sair do governo dos USA?
Nem trabalhar com carros usados ele poderá, pois poucas pessoas confiarão em sua palavra!

domingo, 8 de setembro de 2013

DOUTORES DAS ÁGUAS

DOUTORES DAS ÁGUAS 
-Um exemplo para o Brasil-

-Atualmente, quando são trazidos médicos de fora para atender as áreas menos aquinhoadas com profissionais da saúde, um grupo de voluntários se organiza e mostra como pode ser bem mais fácil atender as necessidades humanas, do que programas oficiais, com grandes custos, muita burocracia, e enormes interesses políticos envolvidos.-

Relato da ONG  Doutores das Águas
“Da ideia de fazer uma expedição social médica à sua efetiva realização é necessário gastar tempo, dedicação e energia.
O trabalho é duro, são muitas fases a serem superadas até a conclusão do mutirão.
O foco do atendimento seria nas carências mais básicas, mas que gerassem alto impacto na qualidade de vida desta população.
Para a estimativa inicial de cerca de 800 moradores ribeirinhos precisaríamos de 10 profissionais médicos em diversas especialidades.
Como a viabilidade financeira do projeto era a fase mais complexa, decidimos começar os contatos pelos clientes das expedições Pescaventura, que já conheciam a região e suas necessidades.
A adesão ao projeto foi imediata. O reforço de amigos, empresas e fundações foi fundamental e consolidou definitivamente esta etapa.
Em 16 de abril de 2011 partia finalmente a primeira turma dos “Doutores das Águas”, com cerca de 300 quilos de remédios na bagagem, acrescida de dezenas de óculos de leitura, centenas de brinquedos, talheres e copos para todas as famílias, além de muitas doses de vermífugo animal para tratar todos os cachorros destas comunidades.
A bordo do Kalua Barco Hotel cruzamos o encontro das águas brancas do rio Solimões com as águas negras do rio Negro e seguimos rio abaixo em direção ao rio Madeira, Canumã e finalmente Sucunduri e Acari, para o início de nossos trabalhos.
O sucesso dos Doutores das Águas I em 2011 foi tão grande e a realização tão gratificante que compensou todo esforço empenhado e nos deu a certeza de que continuaríamos navegando nestas águas.
Começamos então a viabilizar os Doutores das Águas II, porque manter essa iniciativa era tão essencial como começá-la. Estamos tratando com seres humanos à margem da sociedade, num ambiente hostil, onde a natureza domina e determina os rumos de cada comunidade.
Desapontá-los seria um fracasso pessoal, e lembrar os agradecimentos sinceros, sorrisos abertos e abraços carinhosos eram mais que um estímulo para voltar, sendo um pedido, uma prece, uma súplica.
Resolvemos ampliar a rede de atendimento, não só para a bacia do Rio Madeira, como também para a bacia do Rio Negro. Desta forma, incorporamos uma dezena de vilas ribeirinhas, e a população atendida cresceu de 820 pessoas em 2011 para 1.207 em 2012.
A necessidade de profissionalizar essa iniciativa informal foi cada vez mais importante, e a criação de uma associação sem fins lucrativos, partidários, políticos ou religiosos se mostrou fundamental. Criamos então a ONG DOUTORES DAS ÁGUAS!
Rubinho de Almeida Prado - Mauro de Almeida Prado - Francisco Leão Jr.”

-Parabéns aos empreendedores dessa iniciativa, acima nominados.
 
-VALE A PENA CONHECER ESSE BELO TRABALHO DE BRASILEIROS QUE OFERECEM CURA, ORIENTAÇÃO, APOIO, CARINHO, SOLIDARIEDADE, E GENEROSIDADE, PARA POPULAÇÕES, QUE VIVEM EM LOCAIS DISTANTES DOS GRANDES CENTROS, E SEM SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL, OU ESTADUAIS.-
 
 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013


NEGRO       PÁG.-1
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA    CIDADE: RANCHO QUEIMADO – SC
LOCAL: CASA DE CAMPO DO EX-GOVERNADOR HERCÍLIO LUZ –
DA FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA – FCC

MÊS: SETEMBRO DE 2013
AUTORIA ARTÍSTICA DA EXPOSIÇÃO: FOTÓGRAFO JERÔNIMO CARMO
TÍTULO DA EXPOSIÇÃO: NEGRO  TEMA: A INCLUSÃO
TEXTOS PARA OS PAINÉIS:

1-    A INCLUSÃO PELA LUTA   2- A INCLUSÃO PELA EXCLUSÃO
3- A INCLUSÃO PELA DIGNIDADE 4- A INCLUSÃO PELA SUPERAÇÃO

CRIAÇÃO E AUTORIA DOS TEXTOS:

DANILO ARONOVICH CUNHA – CONSULTOR E EDUCADOR, AGRACIADO COM A MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL CRUZ E SOUZA, NO ANO DE 1988, PELO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA-CEC, DE SANTA CATARINA.

 
EXPOSIÇÃO: NEGRO    PÁG.(2)
1 – A INCLUSÃO PELA LUTA – O GRANDE POETA NEGRO CRUZ E SOUZA
Santa Catarina tem uma formação étnica variada.
Os afrodescendentes formam expressivo contingente de habitantes catarinenses, ainda não devidamente incluídos na sociedade Barriga-Verde.
Muito deles ainda fazem parte das periferias empobrecidas das cidades, obedecendo a uma postura segregacionista, herdada dos colonizadores portugueses, que escravizaram cidadãos livres africanos, para maximizar a exploração econômica do Brasil Colônia.
Os motivos são vários, mas ainda muito ligados ao processo escravagista brasileiro, que por quase 400 anos esteve presente, de forma impositiva e vergonhosa, na formação histórica do Brasil.
O poeta catarinense João da Cruz e Souza é um cidadão catarinense, que viveu 37 anos, e que deixou rico e importante legado intelectual, ao presentear o Brasil, com suas poesias maravilhosas, e com sua luta corajosa contra a escravidão.
Cruz e Souza enfrentou o sistema escravagista em plena vigência, percorrendo o Brasil, literalmente de norte a sul, expondo-se com dignidade e destemor, pregando pela abolição do regime, enfrentando todas as dificuldades, e adversidades, que sua cor, e origem, geravam naquele Brasil excludente.
Cruz e Souza afrontou a indignidade da escravidão, batendo de frente contra um governo autoritário, imperial, colonialista, e insensível às reivindicações libertárias, que já se manifestavam em diversas camadas da sociedade brasileira de então, que já não mais se deixava dominar, docilmente, pela Coroa Portuguesa.
Cruz e Souza ergueu sua mão, sua voz, e sua poesia, nessa cruzada pela integração racial, e cidadã, do negro brasileiro.
O grande poeta negro catarinense morreu na miséria material, em Minas Gerais.
Mas deixou rica herança de coragem, de luta, de exemplo de cidadania, para toda a sociedade brasileira, ao provar que o medo só diminui as pessoas, que a luta dignifica a reivindicação, e que a união potencializa a força dos oprimidos, contra a injustiça e a indignidade.

EXPOSIÇÃO: NEGRO                                           PÁG.(3)
2 - A INCLUSÃO PELA EXCLUSÃO
O processo escravagista brasileiro foi gerado pelo abuso da força, inicialmente contra os índios, que já habitavam esta terra quando da chegada dos navios lusitanos.
Após esse período, constatando a enorme inaptidão dos índios, que eram nômades, por convicção e crença na necessidade de renovação das áreas cultivadas, para os trabalhos escravos, localizados em sítios determinados, o governo português optou por aprisionar cidadãos africanos livres.
Eles foram aprisionados pelas forças colonialistas portuguesas, transportados para território brasileiro nos navios negreiros, verdadeiras prisões em embarcações, em condições indignas, insalubres, que perpetraram a morte de grande número dos escravizados, pela fome, pela doença, pela supressão da liberdade, daqueles cidadãos que viviam livres em seus países de origem.
O banzo, a dor pela amputação de seus laços natais, a tristeza vivida no aprisionamento, e a brutalidade com que eram tratados, dizimaram grande parte do contingente de escravos, ainda no transporte entre África e Brasil.
Na sua chegada já eram comercializados em leilões vivos, nos próprios portos de desembarque, quando os negociantes do trabalho, e das capacidades humanas, os adquiriam pela observação de seus músculos, pelo escancaramento forçado de suas bocas, para observar-lhes os dentes, como se animais fossem.
Tal a fragilização gerada pelas absurdas condições do transporte nos navios, que muito negros escravizados chegavam ao Brasil necessitando de cuidados de saúde, para poderem começar a exercer sua condição de trabalhadores escravos.

PÁG.(4)
Muitos sucumbiram durante as longas viagens, nos navios negreiros, pela indignidade das acomodações a bordo, e da falta das mínimas instalações para higiene e necessidades fisiológicas.
A escravidão se estendeu até o ano de 1888, quando ocorreu a assinatura de leis, que geraram seu final formal.
E esse vergonhoso processo de desrespeito aos direitos humanos só cessou no Brasil, por pressões inglesas, pois o custo do trabalho escravo era, significativamente, mais barato do que o valor que era pago na capital londrina, e nas demais cidades industriais britânicas, que já começavam a experimentar a criação de sindicatos de empregados, devido à revolução industrial.
Durante esses quase quatro séculos de aprisionamento, os negros enriqueceram e presentearam a cultura brasileira com sua riqueza musical, com seus hábitos e costumes, com sua capacidade de conviver em equilíbrio com a natureza circundante, com sua capacidade de resiliência diante das cruéis condições que enfrentaram.
Os negros foram escravizados, de forma brutal, explícita, para ajudar na capacidade de produção das colônias portuguesas de além-mar, para fornecer riqueza e manter os privilégios de um regime imperial, em terras europeias.
Mas os demais cidadãos brasileiros também eram mantidos com suas liberdades cerceadas, atrelados aos mesmos, e nefastos, interesses imperiais.
Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, nosso país foi proibido de ter tipografias, nada podia imprimir, pois a matriz colonialista não podia admitir que a criação literária brasileira tivesse importância para um eventual processo libertário.
O ciclo da escravidão no Brasil, a segregação de seres humanos, por sua cor, para atividades inferiores, criou o Brasil branco e o Brasil negro.

PÁG.5 -
Com todas as condições diferenciais, que foram impostas pelo regime escravagista, o Brasil branco nunca recebeu o ódio, a violência, ou a atitude destrutiva, como repúdio.
O cidadão negro, mesmo alijado de todas as suas prerrogativas humanas, e legais, se miscigenou com a população branca, indígena, e de outras etnias, e descendências, que ajudaram a formar o ser humano brasileiro, como temos hoje.
Os negros retribuíram a exclusão, quem foram vítimas, com o seu conhecimento, com a música, com o idioma, com a arte, com o seu saber, com a sua visão de paz e tolerância, que foi sua enorme, e muito significativa contribuição para a formação de uma cultura brasileira contemporânea, na qual a gastronomia e a música têm fortíssima e importante participação.    
Os negros trazidos como escravos, de forma injusta, desumana, indigna, desrespeitosa, pelo governo colonialista, jamais foi um ser revoltado contra o Brasil.
Essa população negra aguarda, até hoje, a sua integração, e aceitação, pela sociedade brasileira, que ainda apresenta atitude pouco firme nessa aproximação.
Direitos estão sendo garantidos por leis, por políticas públicas estatais e governamentais, mas a cultura de absorção ainda apresenta lacunas por parte da população branca. Apesar de todo esse processo de exclusão, de tantos anos, os negros brasileiros estão sendo reconhecidos e assimilados, por seu valor imenso na formação de um processo cultural nacional.
O modelo de escravidão, e exclusão, e considerando a postura pacífica e generosa dos negros, que nunca permitiu revanchismo ou ressentimento contra o povo do Brasil, por vias transversas enriqueceu nosso desenvolvimento cultural, pela retribuição intensa de sua contribuição efetiva, presenteando o Brasil com essa parcela tão essencial para a alma brasileira.

 
PÁG.6 EXPOSIÇÃO: NEGRO
3-A INCLUSÃO PELA DIGNIDADE

Apesar da forma indigna com que os negros foram tratados ao longo do cruel período de quase quatrocentos anos de regime escravagista, jamais devolveram à sociedade brasileira qualquer comportamento menos digno.
Sua realidade presente ainda é resultado do estado de segregação a que foram condenados todos os afrodescendentes brasileiros.
Com raras exceções as populações negras ainda são pouco vistas e notadas, pois sua localização ainda se dá nas periferias empobrecidas das cidades.
A dignidade com que os negros tratam a sociedade racista, que os escravizou e segregou, trouxe enormes contribuições culturais, riquíssimas, para o benefício do Brasil.
Atualmente, o Brasil é conhecido como uma sociedade feliz, alegre, musical, colorida, tolerante, criativa, com grande propensão para os esportes, com artistas de grande riqueza de inspiração.
Mas todas essas qualidades, em sua maioria, foram herdadas dos negros aprisionados, trazidos nos navios negreiros e que, apesar da imensa dor que lhes foi causada pela prepotência dos seus algozes, foram deixando suas contribuições, valiosíssimas, para a formação étnica e artística da sociedade colonizada pelos portugueses.
É muito expressiva, e ainda precisa ser devidamente reconhecida, a enorme influência negra na criação artística brasileira.
Apesar disso, a sociedade herdeira do racismo, e da escravidão, ainda não retribuiu de forma correta, digna, ética, e adequada, toda a carga de beleza que nos foi presenteada pela postura digna de nossos irmãos negros. A intolerância, e o sofrimento, apesar de atrozes, foram retribuídos com a bondade, ofertada com muita DIGNIDADE!

EXPOSIÇÃO: NEGRO          PAG>7     

4- A INCLUSÃO PELA SUPERAÇÃO

A capacidade de superação é uma característica dos negros, que foram escravizados pelo colonizador português.
Muitos cidadãos brasileiros ilustres foram, são, e serão negros.
A galeria de pessoas negras, que deram importantes contribuições, em todas as áreas, e em todos os níveis, é grande, enorme, e de grande significação.
Para citar alguns exemplos, dessa riqueza com que o Brasil foi agraciado, podemos relacionar apenas dois nomes ilustres, que colocaram suas capacidades a serviço do engrandecimento da sociedade.
Milton Santos, geógrafo, professor emérito da Universidade de São Paulo-USP, autor de mais de 40 livros, que foram publicados em diversos países, foi um dos intelectuais de maior projeção internacional do Brasil, é autor de trabalhos sobre as consequências da globalização, que são utilizados em vários centros de estudo, e pesquisa social, do mundo.
Ele recebeu, em 1994, o Prêmio Internacional de Geografia, com diversos trabalhos sobre metodologia dessa disciplina.
Milton Santos lecionou em importantes universidades na França, nos estados Unidos, na Tanzânia, na Venezuela, e em muitos outros países.
Milton Santos nasceu na Bahia, na cidade de Macaúbas, em 1926, apenas 38 anos após a abolição da escravatura.
Milton Santos, negro, cidadão ilustre do Brasil, nos deixou seu saber, sua bondade, sua postura digna, ao dar sua obra, sua vida, sua inteligência, a uma sociedade que escravizou seus semelhantes. Milton Santos se incluiu na sociedade brasileira pela superação digna. Ele é um exemplo de superação, que perdoa!

EXPOSIÇÃO: NEGRO PÁG.8
4- A INCLUSÃO PELA SUPERAÇÃO   

Outra figura ilustre de nossa sociedade, a Professora Antonieta de Barros, a primeira Deputada Estadual de Santa Catarina, deixou suas positivas marcas por onde andou.
Tolerante, faleceu jovem, aos 51 anos, mas tempo suficiente para construir uma caminhada de solidariedade, de generosidade, e dedicação à causa pública e coletiva.  
Cidadã exemplar, foi Educadora e Jornalista atuante.
Pioneira, teve que romper muitas barreiras para conquistar espaços, que, naquele tempo, eram completamente inusitados para as mulheres, e mais ainda para uma mulher negra.
Começou como jornalista, aos 19 anos, na década de 1920, criando e dirigindo, em Florianópolis, onde nasceu, o Jornal A Semana, mantido em funcionamento até 1927. Na mesma época dirigiu o Jornal Vida Ilhoa.
Como Educadora, fundou o Curso Antonieta de Barros, que dirigiu até sua prematura morte em 1951, aos 51 anos de idade.
Ela lecionou em mais outros 3 colégios.
Ela manteve intercâmbio com a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e, na primeira eleição em que as mulheres brasileiras puderam votar e receber votos, filiou-se ao Partido Liberal Catarinense, e foi eleita Deputada Estadual.
Tornou-se, assim, a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no Brasil, trabalhando em defesa dos direitos da mulher catarinense, e brasileira, por extensão.
Antonieta de barros, negra, nascida apenas 13 anos após a abolição da escravatura, ofereceu sua capacidade, sua competência cidadã, para toda a sociedade brasileira, ajudando a remover barreiras, a libertar pessoas, a construir direitos e igualdade.
Antonieta de Barros presenteou o Brasil com sua capacidade de superação, oferecendo seu exemplo de luta, consciência, dedicação para construir, com beleza, com generosidade, uma sociedade que tinha escravizado seus semelhantes!

DANILO ARONOVICH CUNHA
AGOSTO DE 2013

 
 

 

 

 

 
            

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A FRANÇA SENTE SAUDADES DO VIETNAM E DA ARGÉLIA???


A França é um país misterioso.
Repentinamente seu substrato colonialista ressurge em pleno governo do socialista(?) Hollande.
Ameaças já foram endereçadas ao governo da Síria, e uma linguagem de guerra é usada pelo governo francês, há vários dias.
Mas a França mostra um lado titubeante, e pouco soberano, ao dizer que espera a decisão do congresso dos USA para atacar, em conjunto, a Síria, já fragilizada por uma guerra interna, que ninguém conseguiu entender ainda, pois os "rebeldes" recebem armas de países europeus e dos USA.
Quem paga essas armas?
Qual a identidade dos "rebeldes" sírios, a quem prestam lealdade, hierarquia, e quais seus objetivos?

A decisão americana é que comandará a entrada da França nessa guerra?
E o legislativo francês, obedecerá o congresso americano?
O que motiva a França nessa empreitada?

Serão as saudades de sua ultrapassada ação colonialista?
Sentem falta da guerra do Vietnam, quando a França foi derrotada na batalha de Diem Ben Phu, em 1954, pelas mesmas forças nacionalistas que derrotaram os americanos em 1974?

Ou a França sente falta da guerra suja que moveu contra a Argélia, quando, como agora na base americana de Guantánamo, usava desbragadamente a tortura como instrumento de intimidação dos insurgentes argelinos?

A primeira metade do século XX pode estar embalando os belicistas americanos e franceses.
Mas é bom lembrar que a estrutura de informação daquela época nem se compara com o nível de popularização que se tem atualmente, em todo o mundo.

Hoje, meios alternativos, com imensa aceitação como difusores de informações verdadeiras, inundam a internet, disponibilizando todo tipo de notícias, inclusive aquelas que os poderes não gostariam que fossem veiculadas.

O asilo russo ao técnico americano Snowden deixou o mundo muito bem informado das jogadas de poder para que os USA obtenham informações sobre a vida de governos e cidadãos.

A espionagem rapineira dos USA foi alcaguetada por aquele jovem, que mostrou ao mundo a faceta pouco democrática do governo americano, que espiona e comete crime de invasão de espaços soberanos, até mesmo de países aliados, desrespeitando legislação internacional, e a Constituição de muitas nações, ao enfiar seus espiões digitais na vida íntima de pessoas e governos.

O que move François Hollande? qual a razão de uma combalida economia francesa querer mostrar sua força militar, quando deveria estar ocupada em reparar os buracos deixados pelos movimentos de bancos especuladores americanos de 2008, que deixaram aquele país quase quebrado?

Ontem, jornal inglês denunciou que elementos químicos, que serviriam para a produção do venenoso gás Sarin, que teria sido usado na Síria, foi para lá exportado pela Inglaterra, em 2012.
Seria por isso que o parlamento inglês não autorizou a guerra contra a Síria?

Hollande não conseguiu a notoriedade de seu colega americano, Barack Obama, pois ele é branco, medíocre, e nada prometeu de alternativo em sua campanha, além da atuação irada e controladora de sua nova companheira, comparada pela imprensa francesa a um cão da raça rotweiler.

A diferença é que Obama está mostrando que também é medíocre, apenas é negro e se destacou por ser o primeiro presidente americano nessa condição.

No mais, ambos são iguais, produtos da arrogância destronada de países que já foram imperialistas, e que agora, em plena decadência, desejam matar mais alguns milhares de inocentes, somente para reafirmar sua condição de bem manipulados governantes, pelos esquemas de poder real, que gostam de usar esses ventríloquos, que só imitam gestos, mas falam com as vozes de seus patrões.

Hollyood é a esperança, pois personagens bem melhores já foram produzidos em suas ficções, científicas e românticas. E naqueles filmes, idealistas, os mocinhos sempre são éticos e lutam contra o poder do mal.

No cinema, pelo menos sabemos que, no máximo, em 90 minutos o suplício dos maus atores estará terminado.








SÍRIA 2013, O IRAQUE DE BARACK OBAMA?



George Bush, o ex-presidente americano, promoveu a guerra contra o Iraque, há dez anos atrás, sob o pretexto de que aquele país tinha depósitos de armas de destruição em massa.

Os Estados Unidos atacaram o Iraque, destruíram o país, deixaram um rastro de escombros, centenas de milhares de mortos, sítios históricos únicos arrasados, enforcaram o ditador, com o qual flertaram muitos anos, mas jamais conseguiram apresentar qualquer prova das tais armas de destruição.

Agora, Barack Obama, que ainda não conseguiu fechar a prisão centro de tortura da Base Militar de Guantánamo, onde não existe lei e pessoas estão aprisionadas sem qualquer explicação ao mundo civilizado, apesar de suas promessas de campanha, agora se volta contra a Síria, prometendo ataques com mísseis, para "castigar" aquele governo pelo suposto uso de gás Sarin, para matar opositores.

Provocações com disparo de mísseis, no Mediterrâneo, já foram feitas partindo de navios americanos, talvez criando o ambiente de terror necessário, que tanto apreciam os agentes da morte, dos serviços internos e externos dos USA.

A ONU enviou missão de especialistas para a Síria para investigar se houve uso de gás.
Ainda não foi emitida qualquer informação oficial dessa comitiva.
Mas órgãos do governo americano afirmam ter provas de uso do gás.

Nada foi apresentado como prova, aliás, a mesma atitude se repete, pois no governo do beligerante Bush, nenhuma evidência foi trazida à luz.

O que houve? mudou Barack Obama, em suas opiniões e convicções, que o ajudaram na reeleição?
Ou todo presidente americano tem que ter em seu currículo alguns milhares de mortes, para atestar sua condição de "machão", de "guerreiro", de agressor?

Ou os Estados Unidos, ainda não bem recuperados da crise que seus bancos especuladores criaram em 2008, precisam vender armas, mísseis, munição, para os assustados países que poderão ser envolvidos numa " guerra regional", como já vaticinou o presidente da Síria?

Qual motivação move  Barack Obama, primeiro negro a se eleger presidente americano, a se igualar da pior forma com seu antecessor George "Iraque" Bush?

Será que quer ficar conhecido como Barack "Siria" Obama?
Cuidado presidente Barack Obama, os elogios desse pequeno grupo de conservadores, que sempre lutam somente pelos privilégios dos muito ricos dos USA, podem fazer com que embarque em uma aventura falaciosa, que logo estará desmentida pela verdade, hoje tão difundida até mesmo por desertores de seus serviços secretos, e de segurança.

E em poucos anos sua imagem poderá ser conhecida como "aquele ex-presidente negro, que se vendeu como alternativo, mas acabou fazendo exatamente o que os brancos ricos queriam dele".

Que lástima, Barack Obama, o primeiro negro presidente americano, que todos acreditavam que iria mudar a forma de governar os USA, está mostrando que é exatamente igual a todos os que promoveram guerras, que ocuparam outros países, e que ajudaram a matar milhares de civis inocentes, com seus bombardeios "higiênicos", em que foguetes são disparados à distância, sem qualquer risco para os agressores.

Ainda dá tempo de preservar a sua biografia e evitar mais uma pajelança de informações desencontradas e inverídicas, que só servirão para tentar manipular a opinião pública mundial.

Mas que depois do "fator Snowden", não se deixa mais levar pela visão de mocinho, que Barack Obama tenta passar, quando está mostrando que não passa de mais um manipulador no poder.

Saudades de Jimmy Carter!!!


AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS NO MARKETING

As Implicações Éticas No marketing
 
Curso que será promovido pela ADVB-SC, em outubro de 2013.
 
"A AMA-Associação Americana de Marketing define marketing como:
Um processo de planejamento e execução de criação, estabelecimento de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços para criar intercâmbios que irão satisfazer objetivos organizacionais e individuais"
 
Um dos papas do marketing contemporâneo, Philip Kotler, nos remete para a seguinte reflexão:
 
"Marketing é a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas formulados e projetados para propiciar trocas voluntárias de valores com mercados-alvo no propósito de atingir objetivos operacionais,conceituais e institucionais concretos"
 
Miguel Fontes, brasileiro, especialista em marketing social, define em seu livro
"Marketing Social Revisitado":
 
"A gestão estratégica do processo de mobilização e mudança social, a partir da adoção de conhecimentos e práticas sociais, para a garantia do bem estar da sociedade e do indivíduo"
 
Danilo Cunha, Consultor e Educador, utiliza conceitos de marketing para definir Políticas Públicas, mecanismos formais para satisfazer necessidades sociais, objetivas e subjetivas da sociedade humana, como:
 
"Políticas Públicas são os conceitos, atividades, trabalhos, projetos, recursos, públicos ou privados, que tenham o objetivo de atender demandas sociais, materiais e imateriais, legítimas pertinentes, desde que contidas em leis, em pactos éticos coletivos, e incluídas em orçamentos públicos, para não serem tão somente promessas de campanhas políticas"
 
Esses conceitos balizam o debate do terceiro milênio, quando os empreendedores privados, e os governantes e legisladores terão que enfrentar os desafios de produzir, de forma sustentável, e ética, bens e serviços, soluções coletivas, atender demandas da sociedade, preservando o meio natural, para permitir a qualidade, e a continuidade da vida humana, em condições satisfatórias e dignas.