domingo, 8 de setembro de 2013

DOUTORES DAS ÁGUAS

DOUTORES DAS ÁGUAS 
-Um exemplo para o Brasil-

-Atualmente, quando são trazidos médicos de fora para atender as áreas menos aquinhoadas com profissionais da saúde, um grupo de voluntários se organiza e mostra como pode ser bem mais fácil atender as necessidades humanas, do que programas oficiais, com grandes custos, muita burocracia, e enormes interesses políticos envolvidos.-

Relato da ONG  Doutores das Águas
“Da ideia de fazer uma expedição social médica à sua efetiva realização é necessário gastar tempo, dedicação e energia.
O trabalho é duro, são muitas fases a serem superadas até a conclusão do mutirão.
O foco do atendimento seria nas carências mais básicas, mas que gerassem alto impacto na qualidade de vida desta população.
Para a estimativa inicial de cerca de 800 moradores ribeirinhos precisaríamos de 10 profissionais médicos em diversas especialidades.
Como a viabilidade financeira do projeto era a fase mais complexa, decidimos começar os contatos pelos clientes das expedições Pescaventura, que já conheciam a região e suas necessidades.
A adesão ao projeto foi imediata. O reforço de amigos, empresas e fundações foi fundamental e consolidou definitivamente esta etapa.
Em 16 de abril de 2011 partia finalmente a primeira turma dos “Doutores das Águas”, com cerca de 300 quilos de remédios na bagagem, acrescida de dezenas de óculos de leitura, centenas de brinquedos, talheres e copos para todas as famílias, além de muitas doses de vermífugo animal para tratar todos os cachorros destas comunidades.
A bordo do Kalua Barco Hotel cruzamos o encontro das águas brancas do rio Solimões com as águas negras do rio Negro e seguimos rio abaixo em direção ao rio Madeira, Canumã e finalmente Sucunduri e Acari, para o início de nossos trabalhos.
O sucesso dos Doutores das Águas I em 2011 foi tão grande e a realização tão gratificante que compensou todo esforço empenhado e nos deu a certeza de que continuaríamos navegando nestas águas.
Começamos então a viabilizar os Doutores das Águas II, porque manter essa iniciativa era tão essencial como começá-la. Estamos tratando com seres humanos à margem da sociedade, num ambiente hostil, onde a natureza domina e determina os rumos de cada comunidade.
Desapontá-los seria um fracasso pessoal, e lembrar os agradecimentos sinceros, sorrisos abertos e abraços carinhosos eram mais que um estímulo para voltar, sendo um pedido, uma prece, uma súplica.
Resolvemos ampliar a rede de atendimento, não só para a bacia do Rio Madeira, como também para a bacia do Rio Negro. Desta forma, incorporamos uma dezena de vilas ribeirinhas, e a população atendida cresceu de 820 pessoas em 2011 para 1.207 em 2012.
A necessidade de profissionalizar essa iniciativa informal foi cada vez mais importante, e a criação de uma associação sem fins lucrativos, partidários, políticos ou religiosos se mostrou fundamental. Criamos então a ONG DOUTORES DAS ÁGUAS!
Rubinho de Almeida Prado - Mauro de Almeida Prado - Francisco Leão Jr.”

-Parabéns aos empreendedores dessa iniciativa, acima nominados.
 
-VALE A PENA CONHECER ESSE BELO TRABALHO DE BRASILEIROS QUE OFERECEM CURA, ORIENTAÇÃO, APOIO, CARINHO, SOLIDARIEDADE, E GENEROSIDADE, PARA POPULAÇÕES, QUE VIVEM EM LOCAIS DISTANTES DOS GRANDES CENTROS, E SEM SERVIÇOS DE SAÚDE OFERECIDOS PELO GOVERNO FEDERAL, OU ESTADUAIS.-
 
 

Nenhum comentário: