quarta-feira, 15 de maio de 2013

OPERAÇÃO CONDOR - FILME

CONDOR

Esse o nome de um filme, que será projetado, hoje, as 22h, no canal 66, Canal Brasil, da Net TV a cabo, e que trata de episódio da história recente do Brasil.
O golpe militar de 1964 iniciou com a participação de forças militares, armadas, dos Estados Unidos, em mares brasileiros.
E mais adiante participou de outras agressões à nossa soberania, quando tramavam, e realizavam, invasões ao território nacional, ajudando militares e policiais, a penetrar nossas fronteiras, sem qualquer controle, visto, ou passaporte.
Uma esquadra da marinha do Tio Sam, chamada de Operação Brother Sam, ficou ao largo do porto de Santos, em águas brasileiras, para garantir a vitória dos militares que derrubaram o governo eleito democraticamente, no Brasil.
O episódio Condor, leva o nome de uma operação conjunta entre governos militares na América do Sul, regimes, todos, incentivados e apoiados, militarmente, pelos Eua, que financiou e apoiou todas as ditaduras nesses quatro países.
A Operação Condor foi uma ação conjunta entre grupos militares dos países do chamado Cone Sul, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, para perseguir, prender, torturar, matar, cidadãos desse países, que não aceitassem os golpes perpetrados, ou que se posicionassem contrários.
Muitos cidadãos argentinos, uruguaios, chilenos e brasileiros, foram perseguidos, encarcerados, torturados e mortos, pelos covardes algozes, que sempre se escondiam atrás de máscaras medievais, como os capuzes que a KKK usava em seus rituais, racistas e radicais, nos Eua.
Vale a pena ver o filme, é uma aula de história para compensar aquele período, em que estávamos mergulhados na repressão e na censura.
Pobre pássaro, o Condor, animal altivo e nobre, que luta por sua sobrevivência, e que teve seu nome associado a essa horrenda operação, que só visava atacar quem não aceitou os regimes de exceção, os golpes, a censura, a tortura, e a morte, financiados pelo norte-americanos, e executados por cidadãos sul-americanos, contra seus próprios irmãos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Baixar o Documentário - Condor - A conexão entre governos militares sul-americanos, com o apoio da CIA, que culminou com a morte de cerca de 30 mil pessoas nos anos 70 - http://mcaf.ee/cs125