terça-feira, 7 de junho de 2011

Senadora Gleisi Hoffmann Assume a Casa Civil

Mais uma mulher assume o poder no Brasil.
Com a crise gerada pela divulgação da evolução do patrimônio pessoal do ex-Ministro Antonio Palocci, a Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher a assumir a Presidência da Nação, em toda a sua história, nomeou para aquele importante cargo a Senadora do Paraná, Gleisi Hoffmann.
O nome Gleisi foi colocado por seus pais em homenagem à atriz de cinema Grace kelly.
No registro, foi alterado e ficou Gleisi.
Mas o tempo a deixou parecida com a famosa atriz.
Loira, discreta, bonita, serena, acumulou em seus 45 anos de vida uma grande experiência na gestão pública.
Advogada, especialista em gestão, foi diretora financeira de Itaipu, Secretária municipal, e eleita a Senadora mais votada do estado do Paraná, nas últimas eleições.
No Senado, nesse curto periodo desde que assumiu já apresentou importantes projetos.
Um deles terá repercussão em toda a sociedade brasileira, pois cria a aposentadoria para as donas de casa.
Atividade sócio-econômica importantíssima, as gestoras do lar nunca tiveram esse benefício, apesar da fundamental importância que sua atividade tem para todo o país.
A função econômica, educativa, e tantas outras dimensões que o trabalho dedicado das donas de casa tem para o desenvolvimento nacional, agora terá oportunidade de ser bem avaliada e pesada.
A visão masculina dos provedores familiares ofuscou a percepção sobre a atividade que as mulheres sempre desenvolveram em suas casas, administrando orçamentos, educando filhos, produzindo soluções criativas para a alimentação, o vestir e a saúde das familias.
O projeto da Senadora Gleisi, agora Ministra, poderá fazer justiça financeira e previdenciária para tantas mulheres que dedicaram suas vidas para educar e desenvolver pessoas e familias, conscientes e equilibradas.
A importância desse "cargo" de gestora familiar, ou de casa, é percebida no momento em que se tenta desenhar um perfil ocupacional, como se faz em uma organização empresarial, onde se trabalha oito horas por dia.
A elevada variedade de funções, todas nobres e prioritárias para a sociedade, comprova como pode ser estressante essa atividade, que normalmente só é compensada afetiva e emocionalmente, e mesmo assim, quando ocorre essa valorização.
Assim, começa bem a nova Ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, colocando sua capacidade e competência a serviço de uma renovação no Governo, e na sociedade, num momento histórico importante, em que o Brasil pode experimentar uma significativa mudança na forma de governar.
Ainda mais depois de dois predominantes masculinos governos, que se estenderam por dezesseis anos, deixando para a Presidenta Dilma e suas ministras a missão de relançar o país no século XXI.
Com a esperança de todos de que elas tenham sucesso e possam lançar as bases de uma nova sociedade mais justa, equilibrada, com meio ambiente preservado e relações sociais e humanas mais leves e modernas, baseadas na aceitação dos diferentes e na cooperação respeitosa entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: