Nosso cidadão brasileiro, o ilustre jogador Roberto Carlos passou por episódios constrangedores na Rússia devido a atitudes primárias e radicais, geradas por racistas e segregacionistas.
Quando um cidadão brasileiro, pela cor de sua pele, é hostilizado, todos os cidadãos brasileiros também o são.
Não ofenderam somente um brasileiro, ofenderam a todos os brasileiros.
Somos fruto de várias etnias e nos tornamos uma sociedade que convive com as diferenças, justamente por nossa multi-religiosidade e multi-culturalidade.
Repudiamos com veemência essas atitudes e encarecemos ao Itamaraty que reaja à altura das ofensas, pois a intolerância étnica ou racial não pode ser admitida num mundo que se preocupa em garantir os direitos fundamentais de todos.
Racismo é atraso, é medievalidade, é ofensa grave aos direitos humanos. Lamentável a atitude de cidadãos russos, que dessa forma renegam todas as gloriosas lutas daquela sociedade contra o nazismo, que representava exatamente isso, uma visão de raça superior e outras inferiores.
A Rússia perdeu mais de 20.000.000 de cidadãos durante a segunda guerra mundial, lutando contra o regime racista que Adolf Hitler quis impor ao mundo.
Que Roberto Carlos receba nossa solidariedade, de todo o Brasil, e que se a Rússia não fizer por merecer seu convívio e dedicação, que retorne para seu Brasil, onde sempre será celebrado como um grande atleta e cidadão exemplar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário