terça-feira, 28 de junho de 2011

FLORIANÓPOLIS - NORTE DA ILHA SE UNE CONTRA ABANDONO GOVERNAMENTAL

A cidadania do norte da Ilha está mobilizada e vai lutar por melhoria de qualidade de vida.
Várias entidades representativas de Jurerê, Jurerê Internacional, Daniela, Praia do Forte, Ratones, e outras, se reuniram na noite de hoje, e, por julgar inaceitáveis o abandono e desprezo a que foram relegadas pelos poderes públicos, tomaram a decisão de atuar juntas em defesa dos pleitos e demandas da cidadania daquelas comunidades, que se encontram esquecidas pelos poderes públicos municipais e estaduais. A Ajin, Associação dos Moradores de Jurerê Internacional está promovendo essas reuniões em sua sede e disponibilizará sua estrutura informacional e administrativa.
As próximas queixas e reivindicações já serão apresentadas para as autoridades, em conjunto, e será cobrada resposta imediata para varios temas e assuntos que estão pendentes há muito tempo. As reuniões ordinárias serão mensais e as urgentes e extraordinárias será realizadas a qualquer momento, dependendo da urgência.
Foi deliberado que não se aceitará contatos com representantes e sim com as autoridades titulares.
Entre as prioridades elencadas estão: participação no Plano Diretor do Município (que há muito não envolve mais a cidadania e existem suspeitas de que os conteúdos aprovados pelos cidadãos possam ter sido alterados, em seu prejuizo), área de Saúde, Educação, Segurança, saneamento básico, limpeza de ruas e calçadas, Operação Verão.
Para se ter uma idéia da situação de abandono, houve 20 ocorrências na área de segurança no mes de abrile cresceu para 29 ocorrências em maio.
Entre as ocorrências policiais registradas houve: furtos em veículos em via pública,furtos a residências, atentado ao pudor, furto de bolsa, acidentes de trânsito, tentativas de furtos à residências, furtos à residências,perturbação de sossego por festas e shows particulares.
Os cidadãos e lideranças das entidades associativas e representativas estão cansados de receber respostas vagas e protelativas para temas já apresentados e que representam angústias e ansiedades da cidadania.
Entendem essas entidades todas, que não se pode admitir que os cidadãos paguem tantos impostos e ainda tenham que arcar com gastos tão expressivos como ocorre com a Ajin, que despende mais de R$ 70.000,00 mensais para serviços privados de segurança, não fornecidos pelas polícias Militar ou Civil, que é obrigação da estrutura estatal.
A deliberação foi desenvolver movimento próprio, autônomo, para mostrar força e coesão.
A decisão de reunir esforços é inédita e os trabalhos de mapeamento de necessidades já começa amanhã.
Sem dúvida, se esse movimento prosperar, serão alteradas as relações políticas e de poder, pois esperam as associações, que organizam essa verdadeira "aliança do norte da Ilha", cobrar incessantemente das autoridades mais respeito e providências.
Pelo o que se vê e depreende dessa mudança de atitude, as autoridades municipais e estaduais terão muito mais trabalho daqui para a frente.
A cidadania é que elge os seus representantes, que deveriam servir a que os emprega e paga.
Autoridades são servidores públicos, e como tal se espera que se conduzam e comportem.
Caso contrário, muitos mandatos podem não ser renovados no ano que vem.

3 comentários:

Joseane Luiza Bringhenti disse...

Estou lhe seguindo agora através do meu blog! Beijos

João disse...

É isso aí Danilo. Excelente relato da reunião das lideranças e associações da região.
Este movimento não partidário da sociedade civil seguramente vai estabelecer melhor padrão de comportamento por parte dos agentes públicos.
Abraços
João manoel do Nascimento
joaomn@yahoo.com.br

Adriana Guillamelau disse...

´POIS É DANILO...O NORTE DA ILHA SÓ É LEMBRADO NA TEMPORADA DO VERÃO..QDO ATRAI E ACOLHE A TODOS OS TURISTAS QUE VEM A FLORIANÓPOLIS A PROCURA DE BELAS PRAIAS DE AGUAS CRISTALINAS E QUENTES..MAS, ATÉ QDO CONSEGUIREMOS PRESERVAR NOSSAS PRAIAS E MANTER OS BAIRROS DO NORTE DA ILHA COM SEGURANÇA E MANUTENÇÃO COM ESTE ABANDONO??