quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HERÓIS, TODOS OS DIAS



Muitas pessoas jogam suas vidas na realização de seus ideais.
Participam de movimentos políticos, de revoluções, de guerras até, para ajudar, libertar, apoiar a conquista de direitos, motivar mudanças necessárias, e empurrar transformações sociais.
São seres necessários, pois colocam suas vidas em risco e fazem a roda da história girar, a evolução chegar, e a humanidade avançar.
Mas existe uma outra forma de todos sermos um pouco heróis.
É em nosso dia-a-dia, em nossas rotinas, em nosso cotidiano.
Se pudermos estender nossas mãos a quem sofre, a quem tem menos, a quem está desencantado com as agruras por que passa, estaremos ajudando bastante.
Um outro campo em que se pode ajudar muito é nas condições objetivas para que as pessoas possam sonhar seus sonhos, e tentar realizá-los.
Não podemos materializar os sonhos de todas as pessoas, pois sonhos são subjetividades de cada um. Mas podemos estimular, sorrir, respeitar, ser generosos, solidários, elogiar, principalmente quem menos tem, quem mais tem dificuldades, quem está no limite de se transformar em algo transparente, esquecido de todos, sem auto-estima, com poucos motivos para tocar à frente.
As condições humanas essenciais, para que sobre elas as pessoas menos afortunadas possam evoluir um pouco na qualidade de suas vidas, sem dúvida, pode equivaler a grandes revoluções e mudanças históricas.
No conjunto, se houver menos tristeza, menos depreciação, menos diferenças, estaremos ajudando a resgatar a felicidade, e a nossa inclusive.

Nenhum comentário: