sexta-feira, 25 de julho de 2014

O CONFLITO ISRAEL X PALESTINOS


CIDADANIA PLANETÁRIA
O CONFLITO ISRAEL x PALESTINOS E O "ANÃO DIPLOMÁTICO"
“Anão Diplomático”.
Esses foram os termos com os quais o ministério das relações exteriores de Israel se referiu à diplomacia brasileira, por chamar ao Brasil o embaixador em Israel, por discordar da escala da extrema violência com que Israel atacou a faixa de Gaza, matando elevado número de palestinos.
Que estranho!
Israel ataca palestinos com violência inusitada, com evidente e completa 
desproporcionalidade de mortos em ambos os lados da luta, e agride uma atitude diplomática, que se manifesta pela paz.
Em 1948 Israel promoveu ataques armados, como os palestinos fazem atualmente, justamente para construir o acesso a seu território.
Território que lhe foi outorgado em Assembleia da ONU, presidida justamente por um brasileiro, Osvaldo Aranha.
Quando Israel vai reconhecer que o povo palestino tem os mesmos direitos em relação a ter um território soberano, demarcado de forma oficial, para que a sociedade palestina lá se instale, e viva, assim como Israel o faz desde 1948?
A origem dos ataques e batalhas armadas, nos quais morrem muitos inocentes, que nada sabem de interesses de poder, e outros esquemas, é simples e direta: o mundo precisa demarcar um território palestino!
"Anão diplomático" não é um termo simpático, muito menos disparado por um país que usa a violência em escala descomunal e desproporcional ao inimigo que enfrenta.
Pior é a diplomacia do tanque, do canhão, da morte por atacado, de um país que existe desde 1948, mas que não quer reconhecer o direito de outras gentes terem o seu, também.

Nenhum comentário: