domingo, 6 de julho de 2014

O REENCONTRO - CIDADANIA E A REALIDADE





Reencontro I - CIDADANIA E REALIDADE

Todos já estão prontos para o grande reencontro?
Esse momento será muito interessante.
Depois de um longo período de afastamento, a reaproximação será inadiável.
No próximo dia 14 de julho, além da data celebrada na França, no Brasil estaremos retornando da Copa do Mundo.
Independente dos resultados contabilizados pelo grande evento, grandes estádios construídos, aeroportos privatizados e reformados, algumas obras de mobilidade urbana ainda por terminar, vamos poder olhar para nosso calendário de 2014, constatando que outro certame, bem mais importante que a Copa, está por vir.
E nele nosso futuro será bem mais avaliado do que a seleção brasileira  possa ter sido.
Afinal, todos os jogadores retornarão para seus times de origem, prêmios e troféus já terão sido festejados, e a cidadania brasileira estará, de novo, frente à frente com a sua realidade.
A Colômbia pode ter perdido para o Brasil no futebol, mas no PIB ela está bem melhor que nosso país.
Teve um crescimento bem mais significativo.
A coluna lombar de Neymar ainda terá um bom tempo para se recuperar, mas a coluna dorsal de nossa política econômica corre o risco de não poder esperar tanto quanto.
Nesse meio tempo de jogos, transmissões ao vivo, churrascos, festejos, viagens, e outras atividades ligadas ao campeonato de futebol, algumas “coisinhas” continuaram acontecendo em nosso Brasil.
O valor dos planos de saúde aumentou quase 10%.
Mais alguns prisioneiros do Presídio de Pedrinhas, no Maranhão, foram assassinados em suas celas.
No Presídio da Papuda, em Brasília, alguns outros presidiários foram contemplados com mudança para regime semiaberto.
O governo cedeu, mais uma vez, e deu vantagens fiscais para a indústria automobilística, baixando o IPI para que se vendam mais carros no Brasil...
A CPI da Petrobrás continua patinando em sessões pífias e mornas, com perguntas inexpressivas e respostas nada conclusivas.
Até parece que a operação Pasadena nunca existiu.
E que os 2 bilhões do Brasil não foram perdidos nessa negociação.
No Paraná, um empréstimo do Bndes, para ser pago ao Governo do Estado, teve que ser via acionamento do STF, pois aquele banco se negava a entregar o dinheiro.
Enquanto isso, outras operações do Bndes, inclusive no exterior, saem com uma facilidade incrível, até para governos não brasileiros...
As convenções partidárias foram realizadas. Vários arranjos já estão consolidados, com uma grande relação de candidatos a todos os cargos, em nível estadual e federal, para as eleições de outubro.
As tabelas dos jogos da copa foram bem noticiadas, e distribuídas, com grande antecedência, antes do início dos jogos.
Essas "tabelas" para as eleições de outubro deverão ser bem analisadas pelos eleitores para que se verifique quais as surpresas que serão encontradas nos " casamentos arranjados" para obter votos dos cidadãos, e tempos de tv.
Enfim, muitos fatos aconteceram nesse período e temos alguns poucos meses para não "levarmos bola nas costas" no campeonato nacional que se aproxima, e que só dependerá de nossos cartões amarelos e vermelhos, que aplicaremos através dos nossos votos.
A Copa foi realizada no "padrão Fifa", que gostemos ou não, mal ou bem, é um conjunto de regras claras e com regulamentos sobejamente divulgados por todos os meios jornalísticos, televisivos, mídias eletrônicas digitais, etc.
A nossa copa de outubro precisa ser bem esclarecida, e aí terá que ser por nós mesmos, cidadãos eleitores, para evitar que a ausência de um padrão ético claro possa criar situações de pênalti contra os desejos de mudança, evolução e transformação, em nossa sociedade, tão almejados por todos.
Feliz reencontro!!!




Nenhum comentário: