sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

UMA PESSOA MUITO ESPECIAL

Ontem reencontrei uma pessoa muito especial.
Uma pessoa que já nos fez sonhar muito, que já nos propiciou muitas alegrias, muito enlevo e muito encantamento.
Acho até, que essa pessoa já mereceria uma homenagem, muito especial, de Santa catarina, por tudo o que já fez por nosso Estado.
Essa pessoa é Gilberto Gerlach.
Ele se dedica há muitos anos ao cinema, a promover o bom cinema, a disponibilizar a arte cinematográfica para os catarinenses.
Fiquei feliz com o reencontro, e triste com o que dele ouvi.
Quando lhe perguntei se, agora, que o cinema do CIC estava devidamente recuperado, depois de um prolongado processo de demolição, e abandono, ouvi a resposta "não".
Gilberto é dessas pessoas que se dedicam a seus ideais, e o cinema recebeu dele, sempre, uma atenção especial.
O seu não retorno ao Clube de Cinema representa uma perda.
Conheci Gilberto nos anos 70, quando o Clube de Cinema funcionava no antigo Theatro, na Praça Central de São José.
Depois, com a inauguração do CIC, a atividade foi deslocada para lá.
Foram muitos anos em que a presença de Gerlach era sinônimo de excelente qualidade nos filmes escolhidos.
Sua sensibilidade, sua dedicação, sua presença nos melhores festivais mundiais, eram garantia da grande qualidade, e atualidade, com que éramos presenteados pelo Clube de Cinema, com que ele nos agraciou, graças a seu esforço pessoal.
"Volta Gilberto" seria o movimento correto para que SC voltasse a ter esse ser humano de volta, para nos agraciar com a sua inspiração e bom gosto.
Mas se ele não voltar, quem sabe, o Governo do Estado possa lhe atribuir uma merecida homenagem, por tudo que ele representa, esse ícone do que o "Oscar", "Cannes", "Gramado" e outros tantos grandes certames cinematográficos oferecem à humanidade, como contribuição ao sonho, à criatividade, e à esperança, de que a arte vença a violência, e de que a beleza, como disse o grande dramaturgo russo, ainda possa salvar o mundo.

Nenhum comentário: