sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CORRUPÇÃO -

- Fraqueza humana, doença social -



A corrupção é um estado de permissão, de permissividade, que se instala e corrói uma sociedade, uma corporação, um grupo, uma associação, seja ela de que natureza for. A corrupção, normalmente, se dá numa relação de poder, entre agentes privados ou públicos e que, via de regra, visa a obtenção de vantagens para pessoa ou pessoas. Para ocorrer a corrupção tem que haver, no mínimo, dois agentes, corruptor e corrompido, o acobertamento e a impunidade, a conivência e a aceitação. A corrupção, em seu sentido básico quer dizer decomposição, apodrecimento, desmoronamento. Quando a corrupção deixa de ser uma ação encoberta, feita na sombra e protegida dos instrumentos legais e passa a ser escancarada, cínica e arrogante, é porque existe um ambiente propício, um caldo cultural, uma sonegação da verdade e das informações que possam conduzir à verdade e ao desmascaramento dos atos e das tentativas de deformação das leis . O risco da visão de que leva vantagem quem pode é o de se criar uma atitude de ceticismo na sociedade, que passará a ser comandada pelo cinismo. Corrupção deve ser estudada e prevenida desde a escola, no nível coletivo, e desde a mais tenra idade, no seio familiar. Valorizar a honestidade, a obtenção de bons resultados pelo esforço e pelo mérito, as conquistas de toda ordem na vida através da dedicação e capacitação, é obrigação dos pais. A Escola precisa trabalhar e potencializar os bons valores que elevem a boa base da família a toda a ação em nível coletivo. A corrupção deve ser analisada e combatida nas suas ocorrências pontuais, desde que a sociedade entenda que não pode ser benevolente com qualquer tipo de transgressão que possa ajudar a criar as condições de uma propagação incontrolável das posturas corruptas travestidas de espertezas A corrupção é a decomposição dos valores de respeito coletivo e da construção de um pacto público que ajude a criar um espaço de convívio respeitoso .
As sociedades tidas, hoje, como desenvolvidas, têm como característica principal um ordenamento legal forte, uma ação permanente do Estado usando seu poder de polícia e uma atitude cidadã controladora e fiscalizadora do cumprimento das leis. A corrupção é um adversário oculto, que age dentro e pelas costas como um agente inimigo infiltrado e gera os piores resultados que a sociedade poderia imaginar. Grandes somas de valores são desviados para interesses individuais, programas públicos são dirigidos para atingir objetivos pessoais focados em ganhos escusos e em enriquecimento ilícito com recursos essenciais para áreas prioritárias de toda a sociedade.
Há muito tempo, ouvia-se uma frase no Brasil que dizia que ou o país acabava com a formiga tipo saúva , ou a saúva acabaria com o Brasil.
Na atualidade basta substituir a palavra “saúva” pela palavra “corrupção” e veremos que é uma verdade comprovada diariamente pelas notícias veiculadas em toda a imprensa nacional. Precisamos despertar toda a sociedade Brasileira para uma grande cruzada pelo respeito ao direito de todos, pelo respeito ao bem comum e pela visão clara e corajosa que a corrupção só existe através de atitudes complacentes que acabam estimulando-a e aco bertando-a. O uso da força por qualquer tipo ou instância de poder, seja ele econômico, político, financeiro, pessoal, ou de grupo, para obter vantagens, de qualquer natureza , é um ato de corrupção, pois estará gerando ganhos não merecidos, gerando injustiças, desviando recursos de suas reais e necessárias aplicações e , o que é pior , estimulando o apodrecimento das relações sociais , prestigiando o covarde , o ladrão , o transgressor das normas e leis e impedindo o desenvolvimento saudável e qualitativo dos espaços coletivos da nossa sociedade. Um Estado forte e competente, uma cidadania atuante e fiscalizadora, movimentos sociais conscientes e controladores, reprimem os jogos de conivência conveniência, que sempre acabam desaguando no compadrio e nos conchavos. Uma sociedade efetivamente Republicana, preza a transparência de todos os níveis de poder, sejam privados ou públicos, exigindo permanentemente a punição dos desvios e o respeito pleno aos direitos humanos, individuais e grupais. Nepotismo é corrupção, uma vez que utiliza e drena verbas públicas e privadas, acarretando aumento de renda familiar de quem se aproveita do poder para empregar parentes, que não passariam em um concurso público que valorizasse a competência. Tirar proveito dos hiposuficientes é corrupção, pois desrespeita direitos humanos básicos previstos em leis. O hiposuficiente é todo o ser humano que, por uma condição qualquer de perda ou diminuição de suas capacidades, é ludibriado em algum direito, mesmo sem sabe-lo ou sem a devida consciência, por ato de força ou por superioridade de meios, que podem ser desde uma situação hierárquica maior até o uso de informação privilegiada, seja ela de origem privada ou pública. O vulgo “carteiraço” é corrupção, pois agride o princípio da igualdade. Furar filas, especular com informação reservada, apropriar-se de espaços públicos para lucrar com iniciativas ilegais, proteger parentes, amigos ou apadrinhados quando cometem crimes, manipular informação para dirigir a opinião pública, sonegar a verdade para enganar a boa-fé dos cidadãos em geral, são alguns dos atos que ajudam a desmantelar o respeito que é insumo essencial para a boa prática ética e para a consolidação da Democracia representativa e participativa .

Nenhum comentário: