Empresas são unidades sociais produtivas.
Geram serviços ou produtos para suprir as demandas das pessoas.
As empresas são entidades que transformam insumos, para que as pessoas tenham soluções para as suas necessidades.
As estruturas empresariais estão cada vez mais descentralizadas e horizontais.
As estruturas tendem a diminuir os nivéis hierárquicos envolvidos.
Para isso, torna-se necessário que as equipes estejam cada vez mais conscientes e
capacitadas, para poder oferecer soluções.
Só se pode implantar descentralização, e horizontalização, com treinamento intensivo, para que as pessoas possam assumir os novos desafios, e funções.
A qualidade dos serviços, ou produtos, gerados pelas empresas depende cada vez mais das capacidades de percepção de situações e capacidade de reação das equipes.
O processo de treinamento é permanente, e as organizações que priorizam as atividades de capacitação, se destacam no mercado, junto à opinião dos consumidores, como organizações que atendem bem.
Outro ponto importante é a formação de uma cultura própria da organização.
A cultura corporativa se forma a partir das orientações da direção, do tempo de vida das organizações, e da sua capacidade de construir, registrar e divulgar, seu padrão cultural.
Esse padrão é um histórico da sua atuação, o que se aprendeu no tempo, em conjunto com a direção, a equipe e os clientes.
O padrão cultural tem que ser flexível a ponto de incorporar as novas tecnologias, e as inovações necessárias.
Não pode ser baseado em conceitos rígidos, para facilitar a incorporação das modificações que se fizerem necessárias.
Para a formação do padrão das empresas, a gestão do conhecimento se faz altamente necessária.
Nas empresas temos o conhecimento adquirido, o desenvolvido em pesquisas e estudos internos, e as tecnologias adquiridas, que acabam gerando novas necesidades.
A gestão do conhecimento tem que abranger todas essas etapas, para que a empresa não perca grande volume de conhecimento, que fará parte do padrão da empresa, ou que ele se dilua com o tempo.
Nas organizações públicas, também existe a necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, pois a prestação de serviços ao público consumidor/contribuinte segue as mesmas diretrizes das organizações privadas.
Nas empresas privadas o consumidor adquire um serviço ou produto e exige um grau de qualidade, pois está pagando por aquilo.
Nas organizações públicas o consumidor também está pagando aqueles serviços, através dos impostos que arrecada, e quer qualidade no que recebe.
Agregando-se à capacitação das pessoas, está o processo de conscientização dos conceitos e padrões éticos, tais como missão e valores, que devem ser permanentemente atualizados para todas as equipes.
Consumidores conscientes exigem, cada vez mais, que as empresas atuem dentro da ética e cumpram as leis, com elevados níveis de qualidade.
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