terça-feira, 4 de outubro de 2011

FLORIANÓPOLIS, UMA CIDADE AMEAÇADA

Todo o Estado de Santa Catarina sofre com índices pouco recomendáveis.
Somos dos piores estados brasileiros em saneamento, somos o quarto pior estado em politica para menores infratores - de acordo com o CNJ - e ainda não temos uma politica pública, com orçamento e construções adequadas, para tratar a massa de infratores.
Essa condição permite que os menores fiquem nas ruas, sendo usados como bandidos de aluguel por adultos violentos, criminosos, que aproveitam a proteção legal aos menores, cometendo crimes de toda a ordem, e se escudando na impunidade.
Nesta noite que passou, na cidade de São Pedro de Alcântara, pacata pequena cidade, bem próxima à capital, houve um assalto violentissimo a duas agências bancárias. Detonaram explosivos, cortaram a energia elétrica da cidade, e deram muitos tiros para assustar os moradores e não permitir sua perseguição.
Se fosse uma ação terrorista, militar exógena, contra a nossa soberania, teriamos amanhecido dominados por um exército estrangeiro.
Estamos chegando ao limite do suportável.
Ou a organizações públicas, estatais, a quem pagamos impostos e que têm competência por lei para garantir a segurança pública se manifestam, coordenam uma ação forte, imediata e abrangente, ou estaremos em situação crítica, que vai, inclusive, desvalorizar nossa cidade, economica e turisticamente.
Imagine-se a situação atual de segurança, em uma época de verão, com a cidade tendo a população triplicada, e sem a mínima estrutura para enfrentar os problemas decorrentes.
Na mídia de hoje, até o ilustre tricampeão mundial de tênis, o nosso Guga, já ameaça deixar Floripa, pela situação assustadora de insegurança.
Vamos refletir juntos e começar a pressionar autoridades?
Ou cobramos nossos direitos, e os deveres de quem ganha para isso, ou vamos nos mudar para outra cidade? onde?
A violência, o abandono, o desleixo das autoridades, a alienação coletiva, vão, a qualquer momento, nos impor a saida de nossa capital para tentar a vida em outras paragens.
O ame-a ou deixe-a não será suficiente.
Amar todos nós amamos demais nossa cidade.
Mas deixá-la talvez seja a única opção que venha a restar!!!
Opção única, imposta, aplicada pelo desamor à sua população e por uma condenação das autoridades, que deveriam estar vigilantes e planejando soluções.
E não só as próximas eleições

Nenhum comentário: