quinta-feira, 14 de julho de 2011

LIBERDADE DE EXPRESSÃO, E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E INTERATIVA

A evolução tecnológica coloca a humanidade em novo patamar.
Somos capazes de ver o mundo todo através de dispositivos remotos, podemos acessar todas as pessoas, hoje mais de 3 milhões ao redor do mundo, conectadas em telas e teclados, e de dialogar com quase todos os paises.
As mídias interativas ajudam a formar redes de pessoas, que se identificam por objetivos comuns, segmentos sociais, ou temas em desenvolvimento.
Com isso, os meios de informação e comunicação, convencionais, começam a ensaiar mudanças radicais em suas formas de atuação.
Não se consomem mais as informações em forma de notícia, pois as obtemos diretamente de outras pessoas, muitas vezes vivendo as situações relatadas.
As fotos de eventos e ocorrências são feitas por cidadãos que portam aparelhos celulares, pequenas máquinas eletrônicas, e as transmitem imediatamente.
Livros já são lidos à distância, ficando o registro físico relativizado pela facilidade de down-load ou de ler em tela.
Vivemos um grande momento de tomada de consciência no tocante às nossas possibilidades como cidadãos do mundo, de uma era em que as pessoas podem se conectar e falar diretamente, estando onde estiverem.
Essa situação vai nos colocar em privilegiada posição histórica, pois podemos obter a verdade relatada por quem participa dos fatos e da construção da história do dia-a-dia.
Futuramente não serão mais necessários os "interpretadores" dos registros históricos, pois poderemos obtê-los das fontes que os geraram, ou dos personagens que deles participaram.
A história tende a ser construida de forma mais transparente, dispensando intermediários.
Teremos mais verdade? tomaremos melhores decisões com o acesso às informações fidedignas?
A velocidade da sociedade interativa e conectada exige que façamos reflexões sôbre os novos meios, para que os tenhamos a nosso serviço.
A serviço da cidadania mundial.
A serviço da democracia.

Nenhum comentário: