sexta-feira, 22 de julho de 2011

AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES NAS CÂMARAS MUNICIPAIS, É NECESSÁRIO?

Muitas têm sido as enquetes para os cidadãos, aproveitando estas redes de mídias interativas, sôbre muitos temas, a maioria deles de importância para o futuro do país.
A questão da gestão pública em nosso Brasil, é uma necessidade bastante premente de ser discutida, tendo em vista as exuberantes denúncias de corrupção e as más demonstrações das instâncias executivas e legislativas, estaduais e federal, que a imprensa tem noticiado abudantemente.
Sem dúvida, a democracia deve se caracterizar por uma boa representação legislativa, para que os poderes executivos sejam bem controlados, em nome dos cidadãos e eleitores, e para que sejam feitos os necessários projetos de leis para atender o desenvolvimento da sociedade.
As fracas atuações dos poderes legislativos, em todos os níveis, têm colaborado para que a cidadania brasileira tenha um mau conceito, via de regra, de seus representantes eleitos.
Agora, muitas câmaras de vereadores, baseadas em alguma previsão legal de indices de habitantes, pretendem aumentar o numero dos legisladores municipais, em processos puramente internos e corporativos.
Seria de todo democrático, se os atuais vereadores, antes de aumentar o efetivo das casas legislativas, fizessem um balanço da produção de projetos, uma boa avaliação da qualidade da cidadania em nossa sociedade, e, num gesto de respeito à vontade suprema dos eleitores, propusessem uma consulta prévia à população, para gerar uma ampla discussão sobre o tema.
Afinal, representantes eleitos devem ser avaliados, em número e qualidade, pelos eleitores.
Um processo de aferição, seja qual for o nome que se dê a ele, promoveria efetivamente a democracia, sem que se corra o risco de só aumentar o número de bem assalariados vereadores, que só trabalham algumas horas por semana, mantendo outros empregos e não cumprindo o mandato para o qual foram eleitos.
Sugiro que de forma eficaz e ágil, com a ajuda e participação das boas lideranças civis e sociais que se tem visto nas páginas dos meios eletrônicos, se veicule a seguinte questão cidadã:

SIM, EU QUERO UMA CONSULTA PÚBLICA PRÉVIA SOBRE O PRETENDIDO AUMENTO DO NÚMERO DE VEREADORES, NAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Fica aqui a proposta.

Vamos participar?

Nenhum comentário: