segunda-feira, 4 de julho de 2011

ITAMAR FRANCO, UM BRASILEIRO HONESTO

Morreu o ex-Presidente Itamar Franco.
Que lástima!
Homem dedicado, honesto, humilde e atuante.
Não se promoveu com dinheiros públicos, não enriqueceu com verbas da sociedade, não empregou amigos e parentes com orçamentos governamentais.
Dedicou sua vida a um Brasil melhor, ajudou o Brasil a atravessar uma crise institucional com a renúncia/impeachment de Collor, em 1992.
Deixa saudades, não pelos partidos políticos nos quais militou, nem pelos discursos que fez em plenário, ou por entrevistas bombásticas e exibicionistas, como muitos outros políticos comuns o fazem.
Em dois anos e tres meses como Presidente do Brasil, fez muito mais que muitos politicos e gestores públicos conseguem, ou conseguiram fazer em oito anos à frente de governos, estaduais ou federal.
Tranquilizou o país depois da turbulência, lançou o programa de correção da economia do Brasil ao implantar o Real e todas as alterações que isso acarretou.
Deixou os louros da mudança para seu ministro da fazendo, FHC, que foi seu sucessor. Mas deixou para todos os brasileiros o principal: um bom exemplo de cidadania e gestão coletiva, com honestidade e simplicidade.
Nossa sociedade precisa de parâmetros novos para a política e gestão públicas, e Itamar Franco nos presenteou com um verdadeiro banco de dados de modelos e bons motivos para acreditar, e seguir mudando o Brasil.

Nenhum comentário: