“ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA
A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO” PROFESSOR PAULO FREIRE
A educação é um processo para o crescimento qualitativo dos seres
humanos. A sua conquista se dá dentro de uma relação ética entre educadores e educandos
(alunas/alunos), quando se compartilha uma massa de experiências, vivências,
aprendizados, conceitos, que podem ajudar na construção e conquista de novos
estágios de saber, sensibilidade, percepção, e interação.
No processo educativo todas as áreas são prioritárias, pois a sociedade
humana é uma estrutura orgânica, matricial, integrada, na qual a
complementariedade de saberes ajuda na consolidação, descoberta e
desenvolvimento de novos estágios de evolução.
O aparato biológico humano, o corpo, é a base sobre a qual ocorrem os
importantes e fundamentais processos de absorção do conhecimento, como insumo
para a construção do saber.
O cérebro comanda e condiciona o corpo, e é por ele
condicionado, também.
As visões atuais da neurociência colocam a qualidade de nossas emoções,
comportamentos e atitudes, na dependência da qualidade de nossos pensamentos.
Pensamentos são como uma resultante de nosso aparato cognitivo, função
formada de maneira complexa e múltipla, pelas imensas capacidades de
assimilação e processamento que nosso cérebro elabora.
A qualidade dos pensamentos, que gerarão resultantes cognitivas e
comportamentais, está ligada diretamente às oportunidades de aprendizado e
avanço, contidas em personalidades, comportamentos e caráteres moldados pela
ética e pelos princípios morais, resultantes da capacidade de elaboração de
cada organização humana, laboral ou social.
O conhecimento é um insumo essencial, basilar, estrutural, na
construção do saber, que só atingirá sua nobre função humana e social,
individual e coletiva, na medida em que esse saber for compartilhado, e socializado,
para melhorar as condições de vida de uma sociedade.
As estruturas criadas pelas sociedades, para reger suas condutas e
estabelecer limites, direitos e deveres, dependem da socialização adequada do
saber, pois dela sairão as inovadoras criações, transformações e evoluções, que
as pessoas poderão experimentar para buscar novos patamares conceituais, que
permitirão ousar na busca da felicidade e da realização, humanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário