sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O NOVO PADRÃO DE LIDERANÇA DO PAPA FRANCISCO

MIREM-SE NO EXEMPLO DE FRANCISCO

O Papa Francisco veio em boa hora.
A Igreja Católica, cercada pelas críticas contra a pedofilia, crime que vinha sendo cometido em grande escala, ficou diminuída para reagir adequadamente.
O Papa anterior, que renunciou, teve a lucidez de perceber que não teria força para as mudanças necessárias, e encaminhou um processo de sucessão, com sabedoria e senso de oportunidade.
No momento certo o Papa Francisco assumiu a liderança do Vaticano, e promoveu alterações profundas, significativas, determinantes, na estrutura, na forma de agir, na sua divulgação, e, principalmente, nos símbolos emitidos externamente.
A Igreja passou a se identificar plenamente com as pessoas. 
Estruturas de poder e símbolos de riqueza extrema, absurda, desproporcional, foram abandonadas, mudadas, extirpadas!
Picareta, que agiam nas sombras do Banco do Vaticano foram presos, afastados, denunciados, tornados públicos.
Francisco apresenta uma nova forma de liderar processos, pela autenticidade, pela coerência, pela ética, pela empatia, pelo contato direto com o povo, despido de estereótipos e de preconceitos, armado de fé na justiça, na igualdade, no respeito efetivo à vida.
Empresários, governantes, legisladores, dirigentes, devem mirar-se nesse exemplo.
Muitas teorias, cursos, seminários, palestras, são assistidos por esse tipo de público, que agora tem um signo claro, eficaz, transparente, de como liderar pessoas, processos, conhecimento, com a a postura adequada, e coerente.
Num momento de crises financeiras mundiais, em que o ser humano também enfrenta dilemas de profundas dúvidas existenciais diante do consumismo desenfreado, das grandes escalas de produção, de aprisionamento por esquemas bancários e financeiros escorchantes e especulativos, vem Francisco trazendo uma nova mensagem de simplicidade, de humildade, de igualdade, de seriedade, de empatia, de interação, ou seja, de como retomar o convívio humano, afetivo, emocional familiar, para que surjam novos caminhos menos medíocres, mais potencializadores.
O século XX foi marcado pela revolução industrial, pelo desenvolvimento do conceito de escala, que foi efetivado com a urbanização intensiva e com a industrialização.
Agora, neste terceiro milênio, que se inicia com o pano de fundo da revolução da informação, e da tecnologia, o mundo, por necessidade extrema, precisa encarar de frente a questão ambiental da sustentabilidade.
A vida humana só continuará a existir na face da Mãe Terra, se começarmos a mudar os processos de produção, de consumo irresponsável, de agressão ambiental, e de mudança efetiva do paradigma humano do egoísmo e do egocentrismo.
Essas duas linhas, do resgate do humanismo, e da sustentabilidade ambiental, é que podem ajudar a preservar a vida, e sua continuidade.
E, neste exato momento, surge Francisco, com sua postura inovadora, corajosa, de resgatar o devido papel da Igreja, como promotora da vida, da solidariedade, da igualdade.
Papa Francisco é o novo padrão de liderança mundial, no qual devem espelhar-se todos os níveis de pessoas, que conduzam algum tipo de processo no mundo.
Chefes, presidentes, políticos, governantes, diretores, gerentes, adotem o Padrão Francisco de Liderança Autêntica - PFLA, que apesar da sigla não é um partido político, mas que não faria nada mal se os partidos políticos, em todo o mundo, passassem a adotar essas crenças, e comportamentos, pois é isso que a humanidade está esperando de quem conduz os seus destinos e rumos.



Nenhum comentário: