quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CIDADANIA ATIVA - ATUANTE

Nosso passado político, baseado na influência da dominação portuguesa, não é uma força positiva.
Nossa sociedade sempre foi dominada por soluções de força, ou de conchavos, gerando uma sociedade muito norteada pelo autoritarismo, apesar de uma imagem externa de cordialidade e camaradagem.
Os quase 400 anos de escravidão retiraram a dignidade da atividade de trabalho, valorizando a adesão, motivada por interesses menores, a soluções políticas urdidas por pequenos grupos de poder.
Nossa República foi proclamada em solução de força, mais uma vez, sem um elenco de sonhos e projetos, elaborados por pessoas ligados ao movimentos humanistas, que influenciaram as revoluções Francesa e Norte Americana.
De 513 anos de existência formal, nosso país tem pouco anos, menos de um século, de democracia efetiva.
Agora, o Brasil se mostra disposto a renascer, lançando novas bases de relacionamento, na política, na gestão pública, na representação dos partidos políticos, na construção de novas perspectivas de democracia efetiva.
Nosso modelo, baseado na representação democrática, demonstra a baixa representatividade que os políticos, dos poderes legislativo e executivo, efetivamente exercem.
Torna-se necessário um novo processo mais atuante, e controlado pela sociedade civil, construído sobre esse modelo.
A Cidadania Ativa mostrou-se uma ação necessária de várias sociedades, que estão mudando seus destinos.
Cidadania Ativa representa a participação direta, plenamente consciente, mais reativa, que exige mais transparência dos poderes eleitos, para que as demandas legítimas e pertinentes, da sociedade brasileira, sejam implantadas em curto prazo, para que possamos desenhar um novo futuro, promissor, honesto, ético, justo e igualitário.
Do qual toda a sociedade possa continuar participando de sua construção.
Só seremos, e nos sentiremos, identificados, e responsáveis, por uma caminhada democrática, na qual todos possam ter participação garantida.
Pela Cidadania Ativa!

Nenhum comentário: