quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

DESIGUALDADE, INDIGNIDADES E ILEGALIDADES

Desigualdades, Indignidades e Ilegalidades

A corte, em todos os países em que existiu uma, sempre se caracterizou pelo abuso de utilizar os recursos públicos para alimentar seus privilégios, principalmente os ligados à ingestão de alimentos, pois seus membros sempre tiveram a capacidade de consumir comida em quantidades muito acima das necessárias para a sua sobrevivência. Uma das funções da superalimentação seria justamente a de manter essas pessoas intoxicadas, abarrotadas, de forma a não terem condição de manter suas sensibilidades acesas, ou de olharem para as condições indignas dos "plebeus".
Uma lista de gêneros comprados por uma "residência oficial" da corte, bem demonstra como existia um permanente festival pantagruélico, enquanto a realidade da "plebe" era podre, infecta, e decadente.

A lista encontrada:
-80 kg de lagosta fresca
-1.500 kg de camarão
-750 kg de patinhas de caranguejo
-2.000 kg de peixe
-5.000 kg de carne bovina e suina
-oito sabores de sorvete
-50 caixas de bombom
-30 pacotes de biscoito champanhe
-R$ 108.ooo,oo em ração para peixe
-2.500 garrafas de refrigerante cor-de-rosa

Pois bem, essa lista de compras não era da corte de Maria Antonieta, na França antes da revolução, da queda da Bastilha e da aplicação generalizada da guilhotina.
Essa lista saiu ontem, e hoje, em jornais brasileiros, pois faz parte de um edital de compras para abastecer a residência oficial da governadora Roseana Sarney, e da casa de praia da mesma governadora.
Interessante é que essa preocupação com a fartura, e sofisticação, do cardápio oficial paras os que frequentam as benesses daquele governo, não acompanha os cuidados com o sistema penitenciário do Maranhão onde somente em 2013 60 assassinatos foram cometidos, dentro das instalações oficiais, portanto sob a responsabilidade governamental.
Além dos 60 homicídios, violência sexual indiscriminada foi cometida contra as mulheres, esposas e parentes de penitentes, sob o manto oficial, pois esses crimes foram realizados em áreas de propriedade e responsabilidade legal do governo estadual.
O Alto Comissariado da ONU se manifestou estupefacto diante da barbárie que ocorre sob a complacência governamental maranhense, jornais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Argentina, divulgaram as barbaridades.
A ONU lamentou ter de expressar sua preocupação com "a terrível realidade e estado das prisões no Brasil" e recomendou o provimento de condições mais dignas para os detentos, considerando que são pessoas que já cumprem penalidades impostas pela sociedade, e que necessitam de uma oportunidade digna para reingressar no convívio social.
Além desse absurdo constatado em instalações públicas e oficiais governamentais de um estado brasileiro, ficam algumas questões para a reflexão dos cidadãos e eleitores, ainda mais neste ano de eleições quase gerais no Brasil:

-como estarão as prisões e penitenciárias em todo o Brasil?
-os apenados estarão recebendo as condições dignas para se reeducarem e retornarem ao convívio respeitoso com a sociedade?
-como serão as "listas de compras" das demais residências oficiais de governantes no Brasil, considerando o deslumbramento e a facilidade que tem sido demonstradas, no gasto de dinheiro público, para atender caprichos privados e de convidados?
-em 1889 a República foi implantada no Brasil, mas persistem os maus hábitos de se apropriar dos recursos públicos para o prazer privado

Até quando?

Nenhum comentário: