sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA

MANDELA - MADIBA

Ontem faleceu NELSON MANDELA.
Além de grande lutador por ideais, deixou excelentes exemplos para as novas gerações.
Calmo, sem revanchismos ou vinganças, deixou um legado para os mais jovens, mostrando que a grandeza de alma sempre pode ajudar na superação de grandes problemas, como eram os fossos ideológicos existentes na racista África do Sul.
Ficou 27 anos preso, como preso político, por suas crenças integracionistas, num país racista e segregacionista como a África do Sul.
Mandela usava a saudação do punho erguido e fechado, como postura de reação, e identidade, contra a dominação branca racista, e como resistência contra a ocupação de sua terra por dominadores brancos, que se justificavam como superiores aos cidadãos que tinham nascido naquela nação.
Foi um grande líder, uma grande figura política, na medida em que representava a aspiração da mudança efetiva de regime, para que o país pudesse reencontrar a sua paz, livre dos ressentimentos, das vinganças e do revanchismo.
Madiba, como era carinhosamente chamado por seus seguidores, sempre foi um símbolo de bondade e superação.
Sua ex-mulher o traiu, pessoalmente e politicamente, mas ele não esmoreceu em sua caminhada.
Depois que saiu da prisão se separou e casou com a viúva de Samora Machel, outra liderança importante no processo de libertação que a África ainda vive, e que ainda viverá por alguns anos, considerando a presença de capitais dominadores, e de forças politicas, que só desejam o atraso do continente Africano, para poderem explorar as imensas riquezas de seu subsolo.
Mandela sempre repetia que viver era uma forma de exercitar a liberdade e que sorrir era uma benção única, e que a vida merecia ser vivida amplamente, de preferência com um largo sorriso no rosto.
Ele valorizava sobremaneira a educação e afirmava que o processo educacional é o principal instrumento de construção de uma nação livre, e sua arma prioritária na luta contra as desigualdades e injustiças.
Mandela foi um grande líder do século XX, que entrou no seculo XXI, para nos servir de modelo, com sua simplicidade e humildade.
Tomara que todos os cidadãos do século XXI se conscientizem sobre essa mensagem deixada, carinhosamente, por MANDELA/MADIBA.

Nenhum comentário: