segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NATAL

NATAL

Neste 2013 que está findando, podemos refletir um pouco sobre os modelos de solidariedade e generosidade.
Pensando nesses temas, nos surgem alguns personagens que bem simbolizam as palavras citadas. Nelson Mandela, grande líder da reintegração na África do Sul, Madre Teresa de Calcutá, exemplo de dedicação às causas humanitárias, Betinho, esse grande brasileiro, já falecido, que comandou grande campanha para levar alimento aos desassistidos, Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo em Sp, coordenador de muitas campanhas de solidariedade humana, D. Zilda Arns, que morreu em plena ação de apoio aos atingidos pelo terremoto no Haiti, e muitos outros que corremos o risco de cometer injustiças de não citá-los.

Mas um nome que pode sintetizar todos esses bons sentimentos, de generosidade, dedicação aos outros que sofrem, que dá bons exemplos de humildade e simplicidade, podemos citar o Papa Francisco.

Esse Padre, que se preocupa, efetivamente, com a coerência entre discurso e ação, na Igreja Católica, e na vida sócio-política das sociedades, nos deixou muitos motivos para meditação.

Ele não utiliza o luxuoso e tradicional apartamento destinado aos Papas, no Vaticano.
Alimenta-se com outros 40 membros da Igreja, em refeitório coletivo, evitando a diferenciação de alimentos, e prestigiando o aspecto grupal, o lado humano do trabalho.
Não aceita carros caros e que ostentem muitos acessórios luxuosos, que possam afastar o dirigente de seu rebanho.
Promoveu uma limpeza ética no Vaticano, colocando na prisão ladrões e especuladores fantasiados de religiosos, que usavam jatinhos para transportar milhões de dólares, que só poderiam estar vindo da transgressão, de qualquer espécie.

São muitas as ações promovidas durante sua gestão, que se iniciou há pouco, mas muito significativas para todos os seres que se preocupam um pouco com seus irmãos, que podem esta sofrendo, em alguma parte do mundo, com a fome, com a falta de abrigo, sem casa para morar, afetados pela desigualdade e injustiça social, produto bem atual de nosso mundo de consumismo, futilidade e exterioridades.

Neste Natal temos muitas boas motivações para não nos deixarmos levar pelo consumismo exacerbado, e vazio, que só atende vaidades e veleidades, e podemos usar nosso tempo, quando estivermos reunidos com familiares e amigos, para refletir sobre o que é a nossa vida na face deste globo terrestre, o que somos na realidade da vida, e o que está ao nosso alcance para ser feito, em favor da vida humana, e da qualidade ética e digna de vida.

A todas as queridas amigas, queridos amigos, meu abraço carinhoso, com votos de que alcancem momentos de grande felicidade junto às pessoas que lhes são significativas, e que desfrutem desse tempo maravilhoso, dirigindo suas reflexões para que tenhamos um 2014 com mais justiça, mais verdade, e que a corrupção e os egoísmos sejam afastados de nossas vidas, para que possamos, todos, viver em paz, em justiça e em igualdade.




Nenhum comentário: