domingo, 14 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES



Eduacação é amor, exemplos, e limites.
Educar é preparar as pessoas para conviver com a realidade do mundo em que estão inseridas.
Educar é transmititr, com generoridade e solidariedade, informações e conhecimentos, para que sejam transformados em saber.
Educar é incentivar sensibilidade para ver, perceber e compreender o mundo em que se vive.
Se educa com as pessoas e não para as pessoas, como disse Paulo Freire.
Cada pessoa tem seu contexto social e familiar, sua subjetividade, sua identidade cultural.
A educação é um processo permanente de transformação e evolução.
Várias são as formas de conceituar e perceber o processo educativo.
Mas o principal aspecto, o mais primordial fator, a mais essencial intervenção na educação é a atuação das professoras e professores.
Nossa melhor homenagem, no dia do Professor, é apoiar a sua necessária e prioritária valorização, profissional e financeira.
Atender alunos, preparar aulas, pesquisar temas, elaborar e corrigir provas, descobrir potencialidades humanas, dar muito de si para estimular as posturas cidadãs, atuar como agentes de transformação social, permanentemente, são algumas das importantes atribuições dessas pessoas maravilhosas, que se vocacionaram nessa opção de iluminar caminhos, apoiar sonhos, ajudar a realizar metas,  motivar para o novo e construir cidadania.
Tratar Professores e Professoras com dignidade, reconhecimento e salários adequados deve ser uma postura permanente da sociedade brasileira.
Nosso futuro melhor, com evolução e superação, depende de um processo forte e coerente, que coloque os Professores no centro, e seja o objeto, de uma postura ética dos governantes, pois esse é o principal investimento que nossa Nação precisa fazer.
Que o Dia do Professor desperte em nossas autoridades e cidadãos a necessária consciência sobre a educação como prioridade nacional!

Nenhum comentário: