segunda-feira, 21 de maio de 2007

Inteligência




Inteligência e quociente intelectual-QI
O conceito de QI- quociente intelectual foi desenvolvido pelo Psicólogo francês ALFRED BINET, em 1900 .Se constituía em um conjunto de aferições de raciocínio, rapidez e resultados, avaliados por conceitos e parâmetros daquela época .Após a primeira guerra mundial (1914/1918), vários estudiosos americanos se dedicaram a ampliar o conceito de QI e seu uso, tendo os métodos
desenvolvidos sido aplicados em mais de um milhão de soldados americanos, para avaliar competências. Hoje, o conceito de QI é altamente relativo, pois se reconhece que questões familiares, ancestralidade, contexto, estímulo, volume de informações,meio-ambiente,tecnologia, vocações podem determinar padrões de comportamento da inteligência.

Inteligência
Capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários . Faculdade de aprender ou apreender, compreender, perceber, que envolve: intelecto, intelectualidade ,capacidade, agudeza, perspicáci , destreza, habilidade

Inteligência artificial
Ramo da Ciência da computação dedicada a resolver processos computacionais que reproduzam capacidades ou conhecimentos peculiares ao ser humano, como: inferências lógicas, linguagem natural, reconhecimento de padrões.

Inteligência – serviços de
Uso do conceito de inteligência aplicado a atividades de espionagem, contra-espionagem, informação e contra-informação

Inteligência emocionalConceito baseado nas capacidades descritas como inteligência inter-pessoal e intra-pessoal , que definem competências de compreender outras pessoas, de interagir com grupos e pessoas, de realizar inferências, empatias, de operar com naturalidade e aceitação de sentimentos próprios e alheios . Pessoas que tenham uma abrangente e madura visão de si, poderão ter essa visão das outras, facilitando trabalhos, estudos, realização pessoal e atingimento de objetivos individuais e/ou grupais . A inteligência emocional trabalha com o conceito de estímulo, entendendo que as emoções são campos tão ou mais importantes que a racionalidade e a lógica matemática. A introdução do conceito de visão e reconhecimento holístico do ser humano, trouxe a discussão das várias dimensões das pessoas, sendo essas dimensões articuladas no espaço físico, emocional e espiritual dos seres . Outro aspecto importante da inteligência emocional é a questão da inclusão das pessoas nos processos, sejam eles quais forem .Todo ser humano tem necessidade intrínseca de ser conhecido, mas, principalmente, de ser reconhecido .Esses conceitos de inclusão e de reconhecimento são fundamentais para que se compreenda a dimensão emocional da inteligência . Um ponto pouco estudado e admitido é o conjunto de reações e elementos químicos, elétricos, hormonais e emocionais, que agem sobre os neurônios quando os conhecimentos, emoções , choques etc, são processados em nosso organismo .A inteligência é uma construção feita sobre vários elementos e é multi-facetada.A inteligência é distribuída pelo corpo, o que nos dá sensibilidade, paladar, audição, visão etc. A inteligência é função das dimensões intelectuais, culturais e contextuais .Os conceitos de inteligência dependem de época, lugar e cultura .Aspectos tecnológicos e informacionais influem e determinam tipos de desenvolvimento de inteligência O conceito de inteligência se confunde com os conceitos de habilidade, competência, capacidade, criatividade, domínio, estímulo, conhecimento, cultura .As questões ambientais influenciam no desenvolvimento da inteligência .A inteligência tem várias dimensões: -inteligência lingüística – capacidade dos poetas e escritores, jornalistas etc. -inteligência lógico-matemática – capacidade para cálculos, projetos exatos, -inteligência espacial – capacidade de formar modelos mentais de um mundo espacial, abstração, pré-visão de volumes e distribuição (projetos de decoracão e arquitetônicos) -inteligência musical – musicos, artistas, dançarinos, sapateadores etc. -inteligência corporal-cinestésica – usar corpo inteiro para realizar trabalhos como atletas, dançarinos, artistas etc.-inteligência interpessoal – compreender outras pessoas, aspirações, realizar coisas com elas, reconhecer a alteridade( o outro)-inteligência intrapessoal – capacidade de se reconhecer, se ver por inteiro e usar essa capacidade para operar com o meio e com os outros .

Nenhum comentário: