quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AUTORITÁRIOS UNIDOS DO BRASIL



A turma dos valentões de araque, dos tiranetes de aldeia, do cala-a-boca, está crescendo em nosso país.
Ou está se agrupando, por afinidade.
Autoritários, que não conseguem voltar ao poder pela força do voto democrático, ou por seus méritos morais e éticos, parcos, por sinal, usam trincheiras fáceis para lançar pedras e lama sobre vítimas escolhidas.
O ex-presidente-cassado, por nebulosos casos de corrupção e com direitos políticos supensos por muitos anos, se dá ao direito de mandar o Procurador Geral do Ministério Público Federal, calar-a-boca.
Que estranho e bizarro esse procedimento.
Em qual país somente 6 senadores poderiam referendar esse pedido do ex-presidente-cassado?
Pois no Brasil foi isso que aconteceu!
O ex-presidente-cassado fez um pronunciamento folcórico no senado, e teve seu pedido de investigação sobre o chefe do MPF "aprovado" pelo irrisório quorum de somente 6 senadores...
Como se tem memória curta neste Brasil!
E ainda ergue seu instrumento acusatório brandindo a figura do TCU para pedir uma investigação.
Investigação, quantos dos autoritários de plantão neste país suportariam investigações sérias, neutras e eficazes???
Até hoje o pretenso "caçador" de marajás, como o ex-presidente-cassado se intitulava na mídia para combater o governo de Sarney, a quem chamava, também, de marajá, não conseguiu oferecer explicações sobre o seu nebuloso e curto período de governo.
Mas já quer que o MPF se sinta encurralado por suas adesões de última hora a Sarney, Renan Calheiros, e agora à Presidenta Dilma Rousseff.
Se ele quer investigar algo mais denunciado, pode começar a lição de casa, por casa.
Na presidência do Senado da República repousa um recém-eleito presidente, sobre o qual pesam denúncias do MPF, e um abaixo-assinado de mais de um milhão de assinaturas, para a sua cassação.
Mas o olhar irado, odioso, ressentido, do ex-presidente-cassado, se volta para fora, para tentar criar um grande inimigo externo, para não olhar para os próprios pés.
Essa síndrome de pavão, que morre se olhar para a sua própria feiúra, move o ex-presidente-cassado, em busca de luzes, fotos, notícias de tv, e para tentar aplicar a "doutrina do choque" na opinião pública brasileira.
A "doutrina do choque", que já foi assunto neste blog, é um inteligente trabalho de pesquisa da jornalista Naomi Klein, que denunciou em livro e vídeo, a forma brutal de tentar apagar memórias de seres humanos, submetidos à brutalidade de choques elétricos, torturas, ameaças, gritos, e todo o tipo de agressões à alma e ao corpo.
Interessante a forma de sintonia existente em personagens tão díspares no tempo, mas que no presente se juntam, se apóiam, se solidarizam, se entrelaçam!
Recentemente, um outro ex-presidente, dirigiu a palavra a outro ex, dizendo-lhe que "calasse-a-boca".
Coincidência? Parece que não, deve ser uma afinada ordem de atacar adversários tentando constrangê-los ao silêncio, pois críticas, mesmo democráticas, apavoram e assustam o que têm medo de revelações.
Afinal Fernando Henrique apenas chamou a atual Presidenta de "ingrata".
Termo leve se compararmos com as grosseiras palavras e expressões vulgares empregadas por ressentidos autoritários.
E a presidenta Dilma, mulher inteligente, competente, independente, tem toda a condição de responder o que recai sobre ela.
Uma das possíveis causas dessas reações autoritárias, pode ser exatamente o medo, o receio de cair no esquecimento, no ostracismo, na vala comum da história.
Afinal, apegar-se ao sucesso do governo Dilma, que está consertando pesada herança de governos anteriores, e a questão do petróleo aí está, é uma desesperada tentativa de parasitar em sua imagem pública de êxito.
E pensar que algumas dessas figuras chegaram a se dizer "éticos", modelos de "moral", padrões de "honestidade", em fase de passado recente, quando buscavam o poder.
Depois de obtido o estágio tão desejado, tiraram a máscara e mostraram à nação o quanto incoerentes e manipuladores o são.
Imaginem se esses personagens autoritários tivessem alguma pequena parcela de poder que os militares tiveram por 21 anos!
Poderiam se transformar em "reis" absolutistas, tal o apetite por poder ilimitado, por colocar suas "turmas" agasalhadas nos escalões governamentais e estatais, e por se envolver em ainda investigadas operações de compras de votos, de favores, de apoios, sempre com dinheiros públicos, vindos dos explorados contribuintes, que um  dia eles alegavam defender em suas longas e ilusórias, mentirosas e manipulativas arengas.
Autoritários do Brasil, unam-se e fiquem em suas medíocres posições de raivosas e vingativas  atitudes de figuras decrépitas, que buscam, no desespero, implantar novas memórias na sociedade brasileira.
O que vocês fizeram todos sabem, todos acompanharam e acompanham. E não esquecem!
Se a memória de algumas parcelas da nossa população foi apagada, ou atingida por alguma nebulosa
amnésia, a grande maioria de nossa sociedade respeita a democrática Presidenta Dilma, que já exonerou vários ex-ministros, e que não se pronunciou contra o julgamento do mensalão, grande vergonha nacional.
E não, é à toa, que ela tem grandes chances de uma reeleição limpa e merecida, sem ter comprado qualquer apoio legislativo.
Escrevam livros, contem suas estripulias, relatem suas frustrações de não ter mais poder, revelem suas almas enegrecidas pela prepotência e pelos desvios de conduta, enfim, recolham-se ao que construiram, muito pouco para o Brasil, mas muito para suas diminutas figuras, que deveriam ser de
estadistas e portadores de atitudes éticas e discretas.

O progresso e a evolução agradecem por não serem mais obrigados a ouvir tudo aquilo que sai dessas bocas, que ladram contra o sucesso e a serenidade de nossa sociedade.
A caravana da história passa enquanto os cães...








Um comentário:

Filipe disse...

O Brasil, tem problemas em cada esquina que tem pessoas, seja de violência, corrupção e exploração...
Isso só vai ter um fim, quando as autoridades competentes como políticos honestos, advogados, juízes começarem a lutar pelos pequenos trabalhadores que são os que mais sofrem com esses problemas...

visite meu blog? http://dultranole.blogspot.com.br/