sábado, 12 de novembro de 2011

PONTE HERCILIO LUZ, EM FLORIANÓPOLIS

A recuperação da ponte Hercílio Luz se arrasta por muitos anos.
No momento, as notícias se referem à falta de recursos para a sua continuidade.
As vezes fala-se em 150 milhões, até em 200.
Para a pretendida, pelo governo, quarta ponte, se imagina, nas áreas governamentais, uma troca de patrimônio público, por investimentos privados, que garantiriam a construção da nova ponte em prazo relativamente curto.
Se essa "engenharia" financeira pode ser aplicada, qual a razão de não fazê-la, também, para a imediata recuperação da nossa Ponte símbolo de Florianópolis, e de Santa Catarina?
Afinal, pela ordem histórica, e pela possibilidade já aventada, pelo governo estadual, de se colocar um metrô de superfície sobre a Ponte Hercílio Luz, não seria de todo prudente, numa fase de crise e instabilidade financeira mundiais, recuperar a antiga ponte, e ainda colocar um transporte moderno sobre ela?
Somando-se essa solução, mais a opção de transporte náutico, talvez o governo pudesse economizar esse bilhão e cem milhões que seriam gastos na nova travessia, aplicando-os na educação, segurança e saúde, que apresentam baixo índice de satisfação pelos profissionais das áreas e pela população, que as utiliza.
Com metade do orçamento, generoso, da quarta ponte, poder-se-ia entregar a antiga travessia recuperada, com um metrô de superfície, mais transporte maritimo e, ainda, de cereja no bolo, uma boa reforçada nos salários da educação, da saude, da segurança, áreas que não andam lá muITO BEM.
Tomara que a Hercilio Luz não venha a cair, como cairam a qualidade dos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal, e prestados pelo Governo Estadual.
Aliás, uma informação muito interessante, para comparar: desde 2006 a receita de impostos, do governo estadual, cresceu 68%.
A população da capital agradeceria se parte desse aumento fosse repassado, em boa infraestrutura para todos que a habitam.

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