segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MÃE

Uma amiga do facebook me enviou mensagem contando de sua mãe, já falecida, lamentavelmente, mas que marcou sua existência pela positividade e apoio às pessoas.
As mães são figuras muito especiais.
Por serem mulheres, experimentam algo único, que é poder gerar, e acalentar, uma outra vida dentro de si.
E o mistério da vida, é que se carrega uma outra vida, com o seu sangue, com o seu relógio cardíaco e biológico, mas já é um ser completamente independente, que é como as naves interplanetárias.
As mães carregam essa outra "nave", e a partir de um certo ponto de maturação do processo, a "navezinha" passa a trilhar um vôo próprio.
Como disse o autor do Livro O Profeta, "os filhos não são dos pais, os pais são como arcos que arremessam as flechas, quanto melhor o lançamento, e mais elevada a ponta da flecha, melhor será seu percurso, e mais longe ela chegará".
E assim é na vida, também.
Agora os homens começam a assumir as suas sensibilidades e sua porção feminina, que até há algum tempo atrás não eram muito estimuladas pela sociedade, que os condenava a serem provedores.
Como se homens fossem obrigados a não poderem, jamais, exercitar sua ternura, sua suavidade, acariciar e embalar um filho que precisa dormir, alimentar um nenê, etc.
Que bom que a mudança é uma característca humana.
E a evolução aí está, gerando mais felicidade para homens e mulheres, e tirando das costas das mulheres a obrigatoriedade de criar filhos, da casa, da alimentação.
As mulheres, hoje, dividem seu dia aplicando suas capacidades, e potencialidades, num mercado de trabalho, que já é dividido, quase meio a meio, com os homens.
E a sociedade se beneficia disso, pois as mulheres já ultrapassaram os homens em capacitação e estudo.
Essa competência, aliada à sensibilidade feminina, sem dúvida, vai colocar a sociedade em novos patamares.
A maternidade, e a feminilidade, uma competência relacional fundamental, vai irrigar as relações nas empresas e organizações, renovando a hierarquia velha, e criando novos paradigmas na criatividade e nos resultados.
Homens e mulheres transformados, mais amigos, mais solidários, sem as máscaras rígidas de papéis estabelecidos pela sociedade ultrapassada, com certeza, construirão novos cenários, onde a felicidade, e a realização humana serão alguns dos frutos, que ajudarão a redefinir o sentido da vida.
E a mãe de minha amiga terá deixado a sua contribuição para esse novo mundo, do amor e da afetividade.
Ela terá sido, com a sua suavidade, positividade, e afetividade, uma das "naves-mães", que carregaram em seus ventres as novas vidas que transformarão este mundo em um lugar bom de ser vivido, pois estará impregnado de mais ternura e compreensão.

Nenhum comentário: