sábado, 25 de outubro de 2014

ELEIÇÕES NO BRASIL, O PONTO ALTO E CONSAGRADOR DA DEMOCRACIA




Neste final de semana o Brasil consagra o regime democrático. 
Depois de uma longa caminhada de experimentação de diferentes governos, partidos, correntes ideológicas, o segundo turno das eleições presidenciais vai apontar um vitorioso. Que a vitória seja da participação da sociedade brasileira, consciente, e do poder de exercer o direito mais básico que caracteriza a cidadania, a escolha! 
Democracia é um regime de participação, experimentação, e de escolhas
Não se pode substituir o direito e o poder da escolha pela simples adesão
Normalmente quem adere, sem maiores análises ou questionamentos, age de forma mais emocional, levado por fatos e induções, mais ligados aos sentimentos subjetivos, ou a interesses imediatos
Mas o país, a sociedade, a nação, merecem, neste momento, uma boa dose de atenção, de energia pessoal e coletiva, para que se possa comparar, pensar no passado, no futuro que desejamos, nas condições que sonhamos para nós, e nossos descendentes. 
Aí está a questão ambiental, que será tema dominante nas próximas gestões, e que não suporta demagogia, improvisação, jeitinho, pois o futuro da vida está em jogo, se a sociedade somente valorizar certos gastos e investimentos, sem chamar a atenção dos gestores públicos e estatais, para a preservação das condições básicas da vida. 
Além disso, o aprimoramento e a evolução da democracia exige inovação e o Brasil necessita desenvolver meios e recursos para que todos possam escolher livremente suas opções de vida, políticas, sem precisar aderir a favores públicos, que só valorizam o casuísmo e o personalismo, elementos que já demonstraram sua inutilidade, ao longo da história brasileira. 
Vamos celebrar a democracia em nossa sociedade, votando e escolhendo movidos por nobres motivos, pensando no futuro que desejamos e nos sonhos que as novas gerações desenvolvem, de uma condição de vida digna, no Brasil
Votemos com muita ponderação, sem sentimentos de raiva, de acusação, de ameaças, votemos com nobres sentimentos em nosso coração e nossa alma, iluminados pelos novos caminhos abertos a cada escolha, que fazemos em nossas vidas. 
E animados pelos novos rumos que poderemos construir em nossa pátria, levando-a a um patamar de honestidade, lisura, melhoria e aperfeiçoamento.


Nenhum comentário: