quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CIDADANIA ATIVA - A FUNÇÃO LEGISLATIVA

CIDADANIA ATIVA

O povo brasileiro se manifestou e mostrou que não está de acordo com o que se faz no poder, atualmente.
Em vários níveis de poder.
O Banco do Brasil, divulgou um de seus maiores lucros da história, mas foi considerado o pior banco brasileiro, pelo Banco Central, devido ao maior número de reclamações de correntistas e clientes.

O BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, não apresenta a situação desejada, e o governo federal já informou que vai diminuir os aportes do Tesouro Nacional, dinheiro que permitia ao BNDES emprestar para empresas, participar como cotista e acionista em várias organizações privadas, financiar empreendimentos no exterior, implantar programas de crédito com juros subsidiados.
O dois bancos, e a empresa pública chamada Caixa Econômica Federal, são entidades públicas, criadas e mantidas com recursos dos impostos pagos pelos contribuintes brasileiros e, portanto, só deveriam realizar
operações sob o manto de transparência absoluta, pois aplicam recursos coletivos, da nação, da cidadania, mas não apresentam relatos abertos sobre os empréstimos realizados, para quais empresas o foram, em quais condições de juros, de quantas empresas hoje os cidadãos brasileiros foram transformados em acionistas de forma compulsória pela vontade de alguns dirigentes nomeados, que deveriam agir somente em nome da saúde financeira das entidades públicas, que dirigem.

O BNDES, só como um exemplo, aportou recursos para o ex-garoto propaganda dos processos de enriquecimento veloz, mágico, o ex-bilionário, Eike Batista, o homem do grupo empresarial X.
O X da questão é agora a sociedade brasileira saber, claramente, quanto de seu dinheiro de impostos foi aplicado, se foram compradas ações, por qual valor, e qual o valor atual desses papéis, na bolsa, se são ações, debentures, ou foram feitos empréstimos, qual a taxa de juros, e quanto poderá ser perdido, ou recuperado.

Com a palavra os nossos representantes eleitos, na Câmara Federal e no Senado, pois afinal mais de 500 Deputados Federais e 81 Senadores, já deveriam ter exigido que o Executivo Federal demonstrasse o que se faz com o nosso dinheiro.
O legislativo federal, além de criar leis, tem como função básica, controlar o poder executivo, Presidente e Ministros.
Afinal cidadania ativa, além de participar e fiscalizar o poder público, em todas as suas dimensões, é não permitir que se façam coisas em nosso nome, com as quais não concordamos, ou nem fomos consultados.





Nenhum comentário: