sábado, 31 de dezembro de 2011

ANO NOVO

Em 2012, vamos entrar em novo período de nossas vidas.
É um momento bom para fazermos reflexões sobre o que mudar, para onde ir, quais as prioridades que escolheremos.
No nível pessoal desejo a todas as amigas, e amigos, que tenham toda a felicidade possível, e que se realizem como pessoas, em tudo o que fizerem.
No nível coletivo, gostaria de que fizéssemos uma reflexão sobre o estágio de nossa organização social.
O Brasil, recentemente, foi apontado como a sexta economia do mundo.
Quantitativamente, parece que não há o que discutir.
Mas se formos verificar quais são as nações, efetivamente, desenvolvidas do mundo, veremos que são poucas.
E notaremos que são aquelas que têm uma estrutura de Estado bem institucionalizada, não apenas na forma da lei.
Estado desenvolvidos estão além das estruturas governamentais, que são transitórias.
Estado desenvolvido é o pacto maior, efetivado entre os cidadãos, contendo seus direitos e deveres, e as estruturas permanentes.
Numa sociedade com o Estado desenvolvido, o cidadão sai de sua casa, e encontra uma série de estruturas e serviços governamentais em pleno funcionamento.
Quando a sociedade ainda não atingiu esse estágio, o cidadão, ao pisar na rua, já está sobrecarregado pelo estresse da ausência de um Estado, que é gigantesco, caro, e ineficiente.
No Brasil, encontramos os sinais de um estado omisso, quando vemos a bagunça no descumprimento das leis, a impunidade, a corrupção, e o abandono total do campo dos direitos individuais e coletivos.
Cumprimos nossa parte, pagamos impostos elevados para contar com a estrutura, que deveria nos apoiar, mas ficamos abandonados em nossas individualidades.
Os serviços mais elementares estatais, como a presença da polícia para nossa proteção, de bons professores bem pagos e com boas condições de passar educação para seus alunos, e de pessoal de saúde, em quantidade e qualidade necessárias, são ausentes, de baixa qualidade, e não atendem as prioridades estabelecidas pelos cidadãos.
Isso sem falar nas ruas sujas e abandonadas, só limpas às vésperas do Natal, da cobertura de saneamento básico em nível baixíssimo, da rede viária caótica, e da falta de transporte adequado.
Enquanto isso, via de regra, péssimos gestores, e legisladores, se apropriam de dinheiros de todos, e, impunemente, cometem corrupção, desviam vantagens para seus apaniguados, empregam cabos eleitorais, ou trabalham pouco e gastam muito.
Para se ter uma ideia da desproporção de ganhos mensais, o Rei Da Espanha recebe dos cofres públicos menos que muitos legisladores brasileiros, que se pagam subsídios, mais as verbas de gabinete, em valor superior ao monarca ibérico.
E o citado Rei é rei 24 horas, todos os dias.
Nossos legisladores trabalham de terça a quinta feira.
Isso dá bem uma ideia de um único indicador social, que precisa ser ajustado.
Muitos outros precisarão passar por correções, para que cheguemos ao estágio desejado, de nação desenvolvida.
Assim, penso que começar bem o ano de 2012, além do estágio de felicidade que almejamos todos, convém que comecemos a elencar os campos em que acreditamos que devemos melhorar nosso país, para que iniciemos a caminhada consciente rumo a um estágio real de qualidade de vida, no qual, além do tamanho de nosso PIB, tenhamos a situação almejada, e que não fiquemos mais só nas intenções.

FELIZ ANO DE 2012 A TODAS E TODOS!!!

Com qualidade, eficácia, correção, e honestidade, nos princípios éticos, no respeito aos direitos dos cidadãos, e nos deveres dos governantes e políticos.

Nenhum comentário: