terça-feira, 15 de junho de 2010

Insubstituíveis, Substituíveis, e As Mudanças Necessárias

(reflexão em resposta à mensagem da amiga, a Psicóloga Daiane Andognini)


Querida amiga Daiane que bela mensagem!
Muito obrigado por me enviar.
Tua mensagem me levou a algumas reflexões, que me permito dividir contigo.
Esse é o grande desafio de pais, educadores e líderes ( os de verdade).
Descobrir talentos, incentivá-los, ajudar nos momentos de dúvida e apoiá-los quando necessitam.
A construção de pessoas se dá a longo prazo.
Nada é imediato. O ser humano se move por processos amplos, sistêmicos.Não pode ser esquartejado, separado em pequenas partes e sentimentos.
A vida é multidisciplinar, transdisciplinar.
Somos mosaicos, conjuntos, seres coletivos, nos completamos em grupos e para atingir objetivos formamos e construímos equipes.
Essa é a diferença.
Os objetivos comuns é que unem pessoas para trabalhar em conjunto por algo em que acreditam.Para acreditar temos que sentir, que nos envolver, que sentir o pertencimento a algum processo e a algum esforço.Educação é amor, exemplos e limites.
A coerência, por isso, é uma das principais e primeiras qualidades que um líder tem que apresentar.
Não se formam pessoas, ou valores ou talentos, investindo em resultados imediatos, em partes de pessoas ou criticando os pontos fracos.
A solidariedade é essencial, o companheirismo também e os resultados surgem com o envolvimento de todos e com o respeito à dignidade de cada um.
Já passou a época do individualismo exacerbado, do egocentrismo e do personalismo.
Nossa sociedade vive problemas que atingem a todos e que necessitam de atuações coletivas.
O meio ambiente, as drogas, a exclusão social, a injustiça, e a desigualdade, não podem ser resolvidos por iniciativas isoladas ou menores.
Os desafios estão postos e as empresas, e seus dirigentes, terão que exercer seu papel nesse teatro humano deste inicio de terceiro milênio.
Medidas e soluções terão que ser construídas a várias mãos entre cidadãos, empresas e governos.
Só passaremos para outro patamar civilizatório, de mais sabedoria e felicidade se compreendermos que somos todos e que todos somos um.
A felicidade egoísta, individual não é possível, pois o conjunto Terra é um só e não existirão esconderijos para a poluição, para a pobreza e para a tristeza.
Temos uma possibilidade fantástica de construir uma etapa bela e consciente nessa venturosa caminhada que é a vida humana.
Só precisamos nos engajar em uma movimentação conjunta.
Não serão só a racionalidade e o lucro que resolverão.
Nem as obras e negociatas eleitoreiras ou politiqueiras.
Vamos resgatar nossos sonhos e ajudar a mudar nossa vida para melhor.
E isso começa por nós, por cada um e por todos.
Podemos potencializar os cidadãos brasileiros, os trabalhadores que dedicam suas capacidade e criatividade, nas empresas e governos.
Vamos aproveitar 2010 e começar a mudança, a renovação e o avanço?
Temos essa oportunidade nas mãos.
Quem sabe começamos a mudança pelo Brasil, elegendo pessoas novas, não contaminadas pela corrupção, pelo poder e pelos vícios dos conchavos e jogos de bastidores?
Quem sabe começamos participando um pouco mais de nossas reuniões de condomínio, das sessões das câmaras de vereadores de nossas cidades, acompanhando as sessões de tv que transmitem o que acontece nas Assembléias Legislativas e no Congresso Nacional?
Um pequeno olhar crítico sobre nossas vidas, e sociedade, pode nos conduzir a uma tomada de consciência para encarar algumas mudanças e inovações.
Somos todos insubstituíveis em nossas objetividades e subjetividades, nas especificidades, qualidades e potencialidades, mas podemos substituir muitos daqueles que podem deixar seus lugares para que venham novos, com mais legitimidade e honestidade.
Grande abraço
Danilo

Nenhum comentário: