segunda-feira, 7 de abril de 2014

DIA DO JORNALISTA

Dia do Jornalista 

Nesta data é celebrada a data anual em homenagem à profissão de Jornalista.
Missão de informar a sociedade nunca foi fácil, ou simples.
Levar consciência, com velocidade e fidelidade, é um desafio para os humanos, que têm a capacidade de interpretar fatos e acontecimentos.
Por isso a fidedignidade assume papel tão importante na ação da imprensa, para que sua credibilidade seja mantida, e que os cidadãos se mantenham informados, devidamente, sobre a influência em suas vidas, e sobre o que ocorre no mundo.
Fidedignidade é a maneira de transmitir fatos da forma mais próxima possível de como ocorreram.
Felizmente, na atualidade, temos uma grande estrutura informacional, que nos permite checar informações, comparar conteúdos, e verificar a legitimidade do que é informado à cidadania.
O poder sempre desejou manipular a verdade, seja em democracias ou ditaduras.
Os interesses econômicos tentam dirigir comportamentos e consciências, pois essas motivações são orientadas e dominadas pelo lucro, advindos dos ganhos empresariais, e que se manifestam na propaganda veiculado nos meios, e nos patrocínios, que são valores muito maiores do que as assinaturas pagas, ou do que as vendas em bancas.
Muitos governos usam esse poder de pressão para criar "tons" nas notícias, de forma a amenizar impactos negativos, que refletem na opinião pública e nos eleitores.
Consciências e comportamentos podem ser influenciados, moldados, se a imprensa, ou os jornalistas, se afastarem da fundamental importância que a liberdade de informação assume em nossa sociedade contemporânea.
A Democracia deve se pautar, sempre, pelo respeito à transparência e pelo compromisso com a verdade.
Jornalismo, imprensa e democracia são quase sinônimos, como insumos para a felicidade humana.
Portanto, saudações aos jornalistas, que nesta data emblemática, simbólica, que enfeixa toda a beleza de uma missão nobre, que esses profissionais cumprem a cada dia, em suas trincheiras, atrás de computadores, notebooks, smartphones, tablets, blocos de papel.
Cidadão bem informado é eleitor consciente, ativo, participativo, engajado, lúcido, tomador de melhores decisões para a sua vida.
Sociedade livre é aquela que tem o privilégio de ser banhada pela luz da verdade, da justiça, e da igualdade de oportunidades.
O resto é reles manipulação, oportunismo, autoritarismo disfarçado de benevolência e simpatias pessoais!!!




Nenhum comentário: