domingo, 10 de novembro de 2013

O ESTADO BRASILEIRO - UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO

O Estado Brasileiro-
uma proposta de reflexão-

O Estado brasileiro, por omissão, incompetência, corporativismo, conservadorismo, vive dos cidadãos, ao invés de viver para ordenar as suas vidas.
O Estado é um conceito, uma virtualidade, uma criação dos seres humanos, dos cidadãos, da cidadania, para servir às pessoas, e não para delas servir-se. 
O cidadão brasileiro, a cada momento que sai de sua casa, é agredido por um estresse urbano decorrente da omissão estatal.
Buraco nas calçadas e ruas, ausência de segurança, falta de sinalização adequada, trânsito caótico, saúde em frangalhos, inflação disfarçada, e tantas outras mazelas.
Tudo isso feito com enorme massa de recursos financeiros, advindos do trabalho, do suor, dos sacrifícios diários, dos cidadãos brasileiros.
É essa realidade, que nos diferencia das sociedades mais desenvolvidas. Sociedade sem um estado cumpridor de suas obrigações é atraso, é força para a barbárie, insumo para a não geração de condições civilizatórias.
Temos sim que brigar, e muito, para que o Brasil venha a construir o avanço qualitativo, para gerar boas condições de qualidade de vida para os cidadãos, que sustentam essa estrutura paquidérmica, cara, feita de jogos miúdos, e interesses graúdos
Para que se venha a ter uma nação brasileira digna e respeitadora dos direitos humanos, efetivamente.
Basta de faz-de-conta, de joguinhos e teatralizações dessa política governamental, e estatal, que joga os cidadãos, e a cidadania, no palco, como se palhaços fossem.
O resto, são estatísticas e números pirotécnicos, utilizados para manipular percepções, sensações, emoções, e comportamentos.
E tentar dirigir pensamentos.
Uma sociedade séria, se faz com a óbvia seriedade, verdade, coerência, honestidade..
E não com essa politicagem, manipulações via mídias pagas, falsos sorrisos em inaugurações fajutas, que tem sido a realidade da vida pública, no Brasil!

Nenhum comentário: