quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DITADURA: OS RISCOS DO CONSUMISMO E DO PRAZER ALIENADO


"A ditadura perfeita terá as aparências da Democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga.
Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão.!" ALDOUS HUXLEY


Fantásticas, verdadeiras e muito atuais as palavras do genial e sensível Aldous Huxley.
É só observar as tentativas de perpetuação no poder, e os esforços dos que lá estão em manipular a verdade, distorcer informações e notícias, para tentar, sempre dirigir pensamentos e comportamentos dos cidadãos.
Penso que, como estudioso da alma e comportamento humanos, ele se referia ao estágio do poder, da sensação de euforia, de irresponsabilidade, da falta de limites éticos, da ausência de parâmetros morais, que o poder oferece, as sensações exacerbadas de que se pode fazer tudo com o poder, e no poder. 
Pessoas sem padrão claro de ética, moralidade e respeito pelos direitos humanos, tendem a se exceder no poder. 
Pode ser num condomínio, num casamento, numa família, um clube social, as pessoas despidas de princípios claros de respeito mútuo tenderão a querer usar muito mal o poder, e desejarão usá-lo infinitamente.
Para isso, os pactos sociais devem ser amplos, participativos, e altamente parametrados.
Não podemos deixar pessoas, que são seres iguais a todos os outros, se sentirem imortais ou iluminados pelos Deuses.
Quem assim começar a se sentir ou estará demonstrando sinais de loucura, ou estará dominado pela insânia da força e do poder. 
E se transformará num inimigo da Democracia, num ilusionista e num futuro ditador, ou ditadora!!!
Basta que acompanhemos os jornais, os diversos comportamentos dos candidatos a tiranos, dos projetos de "enviados dos Deuses".
Todos começam a se transformar com a adulação das falsas pesquisas de opinião, que, na maioria das vezes, embutem claros interesses econômicos e políticos.
A Democracia se faz com um processo permanente de construção e reformas.
Regimes que tenham seu poder enfeixado em poucas mãos, ou em poucos partidos, tendem a se tornar autoritários, e governantes para um pequeno grupo de privilegiados.
A Democracia é o regime dos diferentes, das diversas formas de pensar, do respeito pelo direito de se pensar, e defender o que se acredita.
O limite para tudo é o elenco legal, que é o grande pacto sócio-político construído pelas sociedades, que evoluem, pois sociedade desenvolvida é aquela que constrói leis realistas, e as cumpre.
Casuísmo, exploração de emoções primárias dos seres humanos, como a necessidade de alimento, trabalho, renda e moradia, formam o conjunto ideal dos personagens ridículos, que tanto já habitaram nossa emocional e atrasada América, assim como os tiranos Hitler e Mussolini.

Todos começaram "vingando" ressentimentos dos que sofriam, se fingiram de democratas e trabalhadores, e geraram enormes catástrofes humanas, em suas gestões roubadas à Democracia, com o uso da ameaça, do constrangimento, das massas ignaras, e das pseudo lutas pela justiça social.



Nenhum comentário: