quarta-feira, 10 de abril de 2013

O DIA QUE DUROU 21 ANOS


O DIA QUE DUROU 21 ANOS

O título acima é de um filme, que está passando em várias cidades brasileiras.
Convido a todos para assisti-lo e o recomendo como algo muito necessário ao entendimento da nossa história recente, e de como fomos atropelados, da mesma forma que os Estados Unidos fizeram, recentemente, com o Iraque, e como já tinham feito no VietNam.
O filme mostra a frota americana que foi montada, e deslocada para a costa de São Paulo, Porto de Santos, para intervir militarmente, se o golpe militar não fosse exitoso.
Um porta-aviões, dois navios de guerra, um navio com grande tonelagem de munições, e tropas militares, já estavam no litoral brasileiro, em 31 de março de 1964, para invadir o Brasil, se assim fosse achado necessário, pelos golpistas brasileiros, e pelo governo dos Estados Unidos. A operação era chamada de “Brother Sam”...

Mostra também a decisão americana de financiar o golpe brasileiro, assim como foi feito depois no Chile de 1973 e na Argentina, em 1976.

É um trabalho histórico, muito bem feito, todo realizado em cima de pesquisa de documentos originais, pesquisados junto aos arquivos oficiais, nos Estados Unidos e no Brasil.

Trata dos 21 anos da ditadura no Brasil, desde o golpe militar em 1964 e o final do regime, em 1985.

Vale a pena, filme para ser visto, discutido e guardado para que agora, e no futuro, cada vez mais, se possa entender este Brasil, que teve seu crescimento, cultural e intelectual, cortado, amputado, desviado, traumatizado, pela força, pela violência, pela censura, pelo desrespeito a um governo democraticamente eleito pelo povo brasileiro, mas que não agradava ao imperialismo norte-americano.




Nenhum comentário: