domingo, 9 de setembro de 2012

Escola de Governança e Cidadania Ativa da ACM-Assciação Catarinense de Medicina


 

Nossa Escola nasce orientada por compromissos éticos e conceituais, que terão os princípios abaixo relacionados, para nortear a programação:
-cidadania plena
-ética política e transparência
-democracia participativa
-respeito integral aos direitos humanos
-desenvolvimento com preservação ambiental e socialmente justo
-república
As aulas serão compostas por duas partes: uma apresentação/exposição pelos palestrantes ou painelistas, e uma segunda parte dedicada ao debate.
O debate e a participação se constituem em características essencias da democracia.
É convicção de nossa Escola que o curso visa ser um espaço onde se possa avaliar as possibilidades de intervenção na realidade de toda a nossa sociedade, ensejando que possamos nos constituir em agentes de transformação social.
Uma sociedade consciente e participativa se reinventa, e reconstrói seus contextos, observando sua história, conhecendo bem seu passado, pois só podemos sonhar com novos rumos, e com inovadoras situações, se formos capazes de nos reavaliarmos permanentemente.
Assim, esperamos que, juntos, possamos ousar e construir avanços qualitativos, se nos unirmos e nos dispusermos a reciclar conhecimentos para erigir novos saberes.
E obra dessa envergadura só pode ser ambicionada por ideais nobres, e claros objetivos de
participação efetiva.
Todas as quartas-feiras estaremos vivenciando esse laboratório vivo de idéias e propostas para a consolidação da democracia, exercitando o conhecimento, construindo o saber, esgrimindo o debate.
Sem esses elementos a prática democrática pode ficar fragilizada, dominada  por poucos, por visões reducionistas, levando a sociedade a ficar permissiva em relação aos direitos humanos, com resultados danosos para a evolução conceitual e qualitativa.

Nenhum comentário: