sábado, 3 de setembro de 2011

O DESPERTAR DAS VOCAÇÕES PROFISSIONAIS - UMA DISCUSSÃO SOBRE OS NOVOS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

Florianópolis, 03 de setembro de 2011-Encontro Promovido Pré-Vestibular UFSC

Tema: O Despertar das Vocações Profissionais – Campo da Administração

>Conceito clássico:

>Administrar – conjunto de princípios, normas, e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização, pública ou privada.

Coordenar, planejar e organizar, são alguns dos aspectos bem conhecidos da administração.
Muito já se falou que a administração trata dos “capitais” financeiros, patrimoniais, e humano.
A visão moderna, humanista inovadora e contemporânea da administração coloca essa função em comparação com uma orquestra.
As pessoas precisam ser capacitadas, motivadas, engajadas e desenvolvidas para poderem cumprir as tarefas a elas atribuídas.
Uma orquestra tem um regente, trocando uma sílaba temos a palavra gerente.
Assim entendo que a gerência deve ser como uma regência de orquestra. O maestro não sabe tocar todos os instrumentos, mas ele capacita, treina e prepara a sua equipe, a orquestra, de forma que todos possam, nas apresentações, oferecer beleza sonora e harmonia musical e melódica para quem assiste.
Na administração, também os gerentes precisam ter uma atitude assim, estimular, incluir, treinar e capacitar, e, principalmente, motivar as pessoas.
Outro ponto importante é que não se pode tratar pessoas como se um “capital humano” fossem. Capital financeiro é dinheiro, ou papéis que o representam.
Capital patrimonial - são imóveis, máquinas, veículos, etc.
Mas pessoas são pessoas, e assim devem ser tratadas, pois elas necessitam reconhecimento, motivação, respeito e consideração.
E tudo gira, na vida, em torno das pessoas e suas necessidades. Coisas e objetos se arrumam, empilham, guardam ou encaixotam. Dinheiro se investe, se guarda em banco.
Mas pessoas, nós somos pessoas, convivemos com elas, nós nos relacionamos e o mundo é composto de pessoas, natureza e outros seres vivos, que mantêm a vida.
Outro ponto importante: a administração tem que privilegiar as pessoas e combater a corrupção e a poluição e a devastação ambiental. Que são conceitos e ações contrárias à vida e a justiça social.
Esses “capitais” sim são fundamentais numa sociedade, numa empresa, numa organização qualquer, pública ou privada.
O “capital humano”, o “capital ambiental e natural”, o “capital ético e moral”.
Sem esses “capitais”, valorizados e priorizados, não teremos uma sociedade avançada.
Dessa forma, proponho que o conceito de Administração seja o seguinte:

>>”Administrar é capacitar e motivar pessoas, dentro de parâmetros éticos e morais, para produzir soluções, ou produtos para outras pessoas, respeitando e preservando o meio ambiente e os recursos naturais, combater a corrupção, e promover o cumprimento das leis, para a construção de uma sociedade saudável, sustentável, justa, igualitária e includente”.<<

Vamos debater?

.

Nenhum comentário: