domingo, 4 de novembro de 2007

Projeto " Escola para a Cidadania Ativa ", uma idéia para 2008

-Controle social e solidariedade-


A Escola se destinará à preparação, à capacitação de pessoas que pretendam exercer sua cidadania plena, em uma sociedade democrática e na qual a ética seja uma linha de respeito pelos espaços privados e coletivos.
Temos como objetivo o compromisso radical com o respeito aos direitos humanos e com a democracia participativa, que resgata a participação direta, necessária e essencial na construção do desenvolvimento local sustentável.
A valorização do conhecimento e da ampla discussão, com debate,que será estimulado em todas as aulas, visa reconhecer e trabalhar a gestão de conflitos como ferramenta de desenvolvimento humano e social.
O conflito é inerente à natureza e evolução humanas e precisa ser visto com naturalidade.
A visão de mundo, e de país ,é um componente da programação temática que leva o aluno por uma viagem de reconhecimento dessas realidades, para que ele se posicione e reposicione diante das molduras macroexistenciais de sua vida e de seu tempo.
Mas o ponto mais importante, mais forte, mais focado, é a realidade do local, da vida diária das pessoas, para que todos possamos ter consciência do que pode e deve ser mudado e melhorado, para construir mais qualidade de vida.
Associando o conceito de democracia participativa ao já consagrado conceito de democracia representativa, queremos colaborar na retomada da construção do local, da cidade atual, com todas as sua relações com o mundo, mas com prioridade para a sensibilidade de perceber nossa rua, nossos vizinhos e como podemos construir as novas redes sociais de colaboração e solidariedade.
Outro aspecto fundamental na programação da Escola de Cidadania Ativa, é a análise sobre as instâncias de poder e sua profunda dissecação, para demonstrar à sociedade que todos os poderes, públicos e ou privados , devem servir ao avanço social.
O poder, em todas as dimensões, precisa ser visto e assimilado pela sociedade e suas lideranças, como uma alavanca para as mudanças, como um degrau de transformações positivas, que visem o bem comum, coerentes com a visão republicana da transparência, da impessoalidade e da construção de espaços coletivos pelo convívio e crescimento.
Se tivéssemos que resumir a Missão da nossa Escola, poderiamos dizer que ela se constitui em compromisso permanente com o respeito ao ordenamento legal pactuado com a sociedade, à existência do Estado necessário e democrático, mediador e ordenador da conduta de pessoas e instituições, com a participação humana acatada e respeitada, num ecosistema preservado como fonte de vida e de manutenção da vida, em constante evolução.

Nenhum comentário: