segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O Nobel da Paz e o senhor da guerra

O Nobel da Paz e o senhor da guerra

Al Gore foi vice-presidente dos Estados Unidos, quando da eleição e reeleição de Bill Clinton.
Candidatou-se como adversário de George Bush e foi derrotado por esquemas de poder até hoje não devidamente elucidados.
Eleitores foram inabilitados para o voto, uma diferença numérica que garantia sua eleição foi negada pelas instâncias judiciais e seu oponente republicano foi levado à Casa Branca para dois períodos à frente da maior economia mundial e da maior máquina de guerra que nossa história já teve.
Al Gore dedicou seu tempo, sua experiência e suas esperanças para uma atividade essencial em nosso momento presente: a questão do aquecimento global.
Graças a seu trabalho a atitude de descaso dos Estados Unidos com o tratado de Kyoto veio à tona e o mundo descobriu, horrorizado,que a glamurosa vida americana e o american way of life, estavam colaborando de forma pouco alegre e colorida para a destruição do equilibrio ambiental mundial.
Suas pesquisas foram transformadas em palestras, que viraram filme e que se transformou em sucesso de bilheteria . Além disso, foi premiado com um Oscar e recebeu consagração
global ao receber o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com um Comitê da Onu para o clima.
Como estará a opinião pública norte americana reagindo com a inevitável comparação que a atual situação lhes permite cotejar?
De um lado pesquisa, informação, conscientização e propostas. De outro,confrontos,guerras,ocupações, tensão, gastos estratosféricos com material bélico, quase 4.000 mortes de jovens americanos e a incerteza quanto ao final da guerra, como um pesadelo que traz de volta os fantasmas do Vietnam..
Com certeza, se houvesse um prêmio mundial para a guerra, sua taça estaria reservada para o senhor Bush e sua equipe de mistificadores e mercadores de destruição e negócios decorrentes.
Alguém consegue lembrar quais as justificativas que o senhor da guerra e seus asseclas elencaram para justificar a violência? Alguém consegue lembrar que uma das tantas acusações, além da mentira das armas químicas e de destruição em massa, era que o regime Iraquiano vinha atacando os Curdos, uma etnia que tinha sua base territorial junto à fronteira com a Turquia ?
Pois bem, nos últimos dias a imprensa internacional tem noticiado que os Estados Unidos vão apoiar uma ação armada da Turquia, justamente sabem contra quem ? exatamente contra os Curdos !!!
A sociedade americana já deve ter chegado às suas conclusões sobre quais as posições políticas e eleitorais que irá seguir nas próximas eleições .
O mundo, com certeza, deverá continuar preferindo as verdades inconvenientes de Al Gore às mentiras muito convenientes do senhor da guerra.

Nenhum comentário: