terça-feira, 14 de abril de 2015

PAULO BROASSARD DE SOUZA PINTO

PAULO BROSSARD DE SOUZA PINTO,
O Brasil perde um cidadão ilustre!!!

O Jurista, Professor, Senador, Ministro do STF, Paulo Brossard de 
Souza Pinto, faleceu recentemente.
Em homenagem aos grandes serviços prestados à Democracia e à
República, foi velado no Salão de Honra do Palácio Piratini, sede do
governo do RS.
Paulo Brossard, como era conhecido e citado publicamente, teve
fundamental participação em momentos cruciais da vida da
sociedade brasileira.
Deixou saudades e muitas recordações de sua coragem, de seu
destemor, de seus compromissos com a construção da história
de nossa nação.
Faço aqui minha homenagem pessoal, e familiar, a esse homem
por tudo o que ele representou na reconstrução do regime 
democrático no Brasil.
Como testemunho pessoal, relato uma passagem da vida desse
grande brasileiro, por dizer respeito à minha família.
Em 18 de março de 1975, ocorreu uma tentativa de golpe militar
por dentro do regime que governava o Brasil.
Como já relatei em texto anterior, intitulado "Um dia, 40 anos depois...)
meu pai foi sequestrado pelo CODI-DOI, e a casa de nossa família
invadida e destroçada por 8 homens fortemente armados.
Na tarde daquele mesmo dia, percebendo que a ação era organizada
de forma a não deixar pistas, mas que fora confirmada por militares como
uma "redada" para prender pessoas que ocupassem cargos públicos, 
telefonei para o então Senador Paulo Brossard, que estava em seu
Gabinete, em Brasília.
Ele prontamente me atendeu, anotou tudo que lhe passei, inclusive o
texto do telegrama que eu já tinha despachado para o Gal. Geisel,
Presidente da República, e para o Ministro Armando Falcão, da Justiça.
E me disse: "nosso país precisa urgentemente reencontrar seu caminho
democrático, vou me pronunciar".
E  assim o fez, no dia seguinte, 19 de março de 1975, Paulo Brossard
proferiu firme e contundente discurso da tribuna do Senado, apertando
o Presidente da República, e responsabilizando-o por tudo que viesse 
a acontecer com aqueles cidadãos sequestrados por órgãos notórios
ligados à "segurança nacional".
Tão logo meu pai foi libertado, o Senador Paulo Brossard me ligou de
Brasilia avisando que iria visitá-lo em sua residência no Bairro Ipanema.
E no sábado, corajosamente, sozinho, dirigindo seu carro particular, 
foi à casa de nossa família, para solidarizar-se, pessoalmente, com meu
pai.
Perguntei-lhe se ele não sentia receio do gesto, ao que me respondeu:
"não posso ter medo de alguns algozes que desejam se apropriar do
poder no Brasil. eu fui eleito por muitos cidadãos e é a eles que devo
respeito e prestação de contas".
Tomou um café com meu pai, no terreno embaixo das árvores que
circundavam a casa, mesmo sabendo que todos estavam sendo 
filmados e fotografados pelos agentes do regime.
Esse relato se fazia necessário, mesmo que após a sua morte, para 
contar um pouco do muito que esse corajoso advogado fez por seu 
Brasil. Por nosso Brasil!!!
Só me resta registrar meu agradecimento póstumo a Paulo Brossard
e o reconhecimento, como brasileiro, por tudo que ele fez em prol da
Democracia.  
Muito obrigado Paulo Brossard, por ter nos oferecido tão significativo
apoio e ajuda, num momento de terror, que nosso país viveu.

Nenhum comentário: