segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SENADOR CASILDO MALDANER, 50 ANOS DE HONESTIDADE E COERÊNCIA

Neste ano de 2012 o Senador Casildo Maldaner, de Santa Catarina, completa 50 anos de carreira política.
Exemplo de politico honesto e coerente. Realizador, e bom gestor. Nunca alardeou suas realizações. Nunca disputou o poder pelo poder. Sua atitude sempre lembrou a liderança de Ulysses Guimarães.
Simples, direto, valorizando as idéias que lhe eram dadas. Nunca se apropriou de iniciativas ou sugestões de colaboradores, como se suas fossem. Sempre valorizou a equipe, sempre deixou claro o que sentia e sonhava. Humilde, sempre perguntou para ter certezas, nunca impunha suas convicções.
Não é à toa que atualmente continua com o mesmo prestígio, e recebe o mesmo carinho e reconhecimento das pessoas que com ele trabalharam, ou que dele necessitaram. Sempre leal, acompanhou o Governador Pedro Ivo em sua gestão, dificil, marcada por enormes dificuldades financeiras e pela saúde fragilizada de Pedro. Pedro morreu em pleno mandato e Casildo o sucedeu, enfrentando crise interna no PMDB, e o desconhecimento da população. Teve um ano de governo, com eleições governamentais perdidas. Foi nesse momento que demonstrou seu lado de estadista.
Jamais fraquejou, jamais se negou a olhar a sociedade catarinense. Assim como concluiu a dificil obra da ponte Pedro Ivo Campos, organizou a ponte de infornações para garantir uma transição democrática, e efetiva, para que o novo governo tivesse as condições de assumir as funções com tranquilidade e segurança. Elogiado pelo Vice-Governador que assumia, e pelo novo secretário da Fazenda por sua postura digna e ética, ao estimular um processo de transição maduro e democrático.
Jamais foi mesquinho, ou pequeno de alma. Dono de um permanente sorriso, gestos amplos, de braços e de carater, nunca se deixou levar pela vaidade fácil, ou pelo elogio barato dos aduladores.
Pessoa séria, aplicada, sempre consultava para ver o que de mais moderno, inovador, pudesse ajudar em suas decisões. Sempre valorizou a inovação e a tecnologia, e foi o pai, o patrocinador, do primeiro sistema de informática social do Brasil. Dois sistemas de informação, desenvolvidos pela Embratel, pela Ufsc, e pela Comissão da Asleg sobre Desemprego, foram implantados pioneiramente em Florianópolis, com apoio entusiastico e integral de Casildo Maldaner. O sistema de oferta e procura ocupacional, tão de ponta se mostrou, que o Ministro do trabalho Almir Pazzianotto veio a SC e assinou convênio com o Governo do Estado, automatizando o atendimento dos postos do SINE, em todo o Brasil.
Apoiou vivamente a nova gestão do Ciasc, automatizando a gestão governamental catarinense.
Na primeira ampliação da rede de terminais de computador, dos 120 encontrados na gestão anterior,
Casildo permitiu a ampliação para 400 terminais, nos primeiros meses de governo.
Como Presidente da Comissão de Informática de SC, foi fundamental no apoio à modernização
da gestão pública. O Ciasc chegou a ser eleito a melhor empresa pública de processamento da informação, entre as estaduais. Além de prestar seus serviços com lucratividade, e cobrando preços sempre 10% menores que todas as empresas privadas dos tres estados do sul. Na área econômica apoiou fortemente o Pidse. Programa Integrado de Desenvolvimento Sócio Economico, Projeto ambicioso do Governo Pedro Ivo-Casildo. Seu apoio foi fundamental para garantir os recursos que os Secretários do Planejamento necessitaram para diagnosticar todos os muncicipios de SC, eram 217 na época, entregando a todos os prefeitos municipáis receitas de avanço e melhorias macroeconomicas, ambientais, captação de investimentos, melhorias na educação, transportes e infraestrutura, água e energia elétrica. Foi sem duvida o trabalho de desenvolvimento mais amplo e profundo que o Estado já realizou, patrocinado por um governo estadual.  Não foram só receitas e sugestões, foram soluções diagnosticadas séria e cientificamente, formuladas por órgãos técnicos estaduais, federais e municipais. E tudo isso com a sua caracteristica simplicidade, sem nunca tentar mistificar suas realizações, sempre gostando de um alegre papo junto a um bom churrasco, acompanhado de um chimarrão, e com aquela alegria quase pueril, que o acompanha até hoje, quando poderia encarnar o politico experiente, o gestor de sucesso, meio século de sabedoria. Mas Casildo continua perguntando, continua querendo saber mais. E isso o coloca nessa posição quase única, de um político que ocupou todos os cargos eleitorais, executivos e legislativos, em sua terra catarinense e brasileira, mas que nunca deixou a sua expressão ser artificial ou turvada pela arrogância.
Isso faz com que Casildo, com 50 anos de vida política, possa ouvir de quem o admira, e quer bem:
Vai Casildo, você ainda tem muito a caminhar!

Nenhum comentário: